Jornadas pedagógicas/ aprender
com a Biblioteca Escolar
Durante as Jornadas Pedagógicas, que decorreram durante a semana de 6 a 10 de setembro, as professoras bibliotecárias, Graciete Monteiro e Emília Fernandes, dinamizaram uma palestra subordinada ao tema «Aprender com a Biblioteca Escolar—Integração das literacias nas aprendizagens». Esta atividade desenvolveu-se em duas sessões. A primeira destinada a professores do 2.º e 3.º ciclos; a segunda destinada a professores do pré -escolar e 1.º ciclo.
Receção aos alunos e Encarregados de
Educação do 5.º ano
No dia da receção aos alunos do 5.º ano, no dia nove de setembro, os alunos puderam fazer uma visita guiada à biblioteca /centro de recursos. Esta atividade faz parte da preocupação que existe em integrar os alunos e dar a conhecer todos os locais de interesse para a sua vivência escolar.
Tutores e professores colaboradores
De forma a apetrechar a biblioteca escolar com os melhores recursos humanos, a responsável pela BE/CRE, professora Graciete Monteiro, formou uma equipa de tutores e professores colaboradores.
Esta nova equipa proporciona toda a ajuda que os alunos, que frequentam este espaço, solicitam, nomeadamente na ajuda para a realização de trabalhos de casa, pesquisas, preparação para os testes, seleção de livros para leitura na escola ou requisição domiciliária, impressão de documentos.
O grupo de tutores é formado por quarenta e um alunos do 6.º ao 9.º ano. Os alunos do 5.º ano só integrarão no segundo período esta equipa. As inscrições decorrem até à primeira semana de janeiro.
Neste período, os tutores Madalena Costa, André Morais, Maria Margarida, Adriana Fernandes e Francisco Lima apresentaram a cerimónia de entrega dos diplomas de valor e excelência. Outros, ainda, declamaram poemas para abrilhantar o espetáculo oferecido ao público presente.
A BE/CRE destacará, ainda, nas suas atribuições, o Projeto das Literacias da Informação e da Leitura.
Newton gostava de Ler
Decorreu de 7 a 11 de novembro, na escola Agualva 3, durante a “Semana da Matemática” a replicação “A arte de calcular” para os alunos do primeiro e segundo anos e “Enigmatemático” para o terceiro e quarto anos.
As sessões foram dinamizadas pelas professoras bibliotecárias, Graciete Monteiro e Emília Fernandes. Participaram nestas atividades 284 alunos e 12 professores.
As professoras Graciete Monteiro e Conceição Moscoso, no âmbito da replicação do projeto “Newton gostava de ler”, dinamizaram uma sessão subordinada ao tema “Sais de Banho”.
Este workshop destinou-se aos alunos do Ensino Especial.
No dia 9 de dezembro, foi dinamizada uma sessão especial para os tutores da BE/ CRE subordinada ao tema “Química em festa”. A leitura da obra “ Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa” de Eric Emmanuel Schmitt esteve a cargo das professoras Conceição Moscoso e Graciete Monteiro e as diferentes atividades experimentais foram apoiadas pelos professores Isabel Mogo, Catarina Ramos e Leonildo Almeida.
Os alunos deliciaram-se a despir o ovo, a fazer uma água-de-colónia, a construir um candeeiro de lava, a saborear um chá e a fazer um bolo na caneca.
Os 25 tutores presentes apreciaram esta prenda antecipada de Natal oferecida pela professora bibliotecária, Graciete Monteiro, e pela auxiliar de ação educativa, D. Virgínia Nunes.
Projeto "Tons de Outono"
A BE/CRE acolheu uma exposição subordinada ao tema “Tons de Outono” que agregou a comemoração das efemérides: Dia da Música; Dia do Animal; Dia da Água.
Esta atividade, que envolveu professores de Educação Musical, Português e Ciências Naturais, integra o Projeto de Literacia do 5.º e 6.º anos.
Fazendo jus às suas competências, a BE/CRE colaborou ativamente na dinamização de etapas muitos importantes para o desenvolvimento desta atividade. Aqui, as turmas contactaram com fontes documentais, registo bibliográfico dos documentos consultados, resumos e citações de informação selecionada para a produção de cartazes e apresentação oral dos mesmos.
As exposições temáticas elaboradas pelos alunos estiveram patentes neste espaço. Um dos pontos altos relacionou-se com a exposição “Pão por Deus” e “S. Martinho". Além dos trabalhos, os alunos do 6.º C vivenciaram a atividade cantando e recebendo “Pão por Deus”.
As lendas de Sintra e "Os ratos da Biblioteca"
No dia nove de novembro, sete turmas da escola básica 2,3 António Sérgio participaram numa sessão dinamizada por Miguel Aboim sobre “As lendas de Sintra”.
Inserido nas atividades das bibliotecas escolares, os alunos do 7.º D; 8.º B, C e D e 9.º A , C e D puderam ouvir lendas que surgiram a partir de factos históricos ocorridos em Sintra.
Além de uma visita pelo património literário, o convite estendeu-se ao património arquitetónico e cultural.
Miguel Boim, “O caminheiro de Sintra”, conseguiu recriar no auditório, os espaços que estiveram na origem de tantas lendas; estimulou os sentidos através de silêncios intencionais e descrições de ambientes que apelavam à imaginação dos presentes.
Conhecer as histórias que nasceram aqui tão perto aguçou, certamente, o gosto dos alunos pelo nosso concelho e a vontade de visitar estes espaços cheios de mistério.
Inserido nas atividades das bibliotecas escolares, os alunos do 7.º D; 8.º B, C e D e 9.º A , C e D puderam ouvir lendas que surgiram a partir de factos históricos ocorridos em Sintra.
Além de uma visita pelo património literário, o convite estendeu-se ao património arquitetónico e cultural.
Miguel Boim, “O caminheiro de Sintra”, conseguiu recriar no auditório, os espaços que estiveram na origem de tantas lendas; estimulou os sentidos através de silêncios intencionais e descrições de ambientes que apelavam à imaginação dos presentes.
Conhecer as histórias que nasceram aqui tão perto aguçou, certamente, o gosto dos alunos pelo nosso concelho e a vontade de visitar estes espaços cheios de mistério.
Exposição "Livros que marcaram a História"
Durante duas semanas, entre os dias 21 de novembro e dois de dezembro, esteve patente na BE/CRE a Exposição Itinerante Santillana, da autoria de Maria José Marques .
A autora selecionou quinze obras, a respeito das quais apresentou um conjunto de informações com o intuito de dar a conhecer o seu contributo literário, artístico, científico e cultural. Além disso, explicitam-se alguns factos históricos que poderão ajudar a compreender a época e a influência que elas e os seus autores produziram, após a sua publicação. A cada livro corresponde um painel e estes estão organizados de forma cronológica.
A exposição esteve aberta a todos os alunos que puderam realizar atividades de exploração pedagógica.
Visitaram esta exposição 361 alunos, apoiados por professores de diferentes áreas, nomeadamente Português, História, Físico-Química, Educação para a Cidadania, Educação Moral e Religião Católica.
Além dos guiões que acompanhavam cada painel, os professores desenvolveram atividades em sala de aula. Está, também, disponível um questionário online que permitirá aos alunos testar os seus conhecimentos sobre os autores patentes na exposição.
Os alunos aderiram com entusiasmo, revelando motivação, interesse e curiosidade. Este agrado ficou bem patente nas opiniões que registaram no final da visita e na qualidade dos trabalhos realizados.
Feira do Livro e Campanha de Solidariedade de Natal
Durante o mês de dezembro decorreu, nas BE/CRE das escolas António Sérgio, Agualva 2 e Colaride, a Feira do Livro de Natal, aberta a toda a comunidade escolar. Esta feira teve o apoio da Nova Optimapress.
Com a colaboração de toda a comunidade escolar, a BE/CRE dinamizou, também , a angariação de bens alimentares e vestuário para distribuir pelos alunos mais carenciados. Foram entregues 25 cabazes.
Estatística de utilização da BE/CRE
1º Período
Requisição domiciliária por ano
Tipo de utilização
A BE/CRE é utilizada por alunos e professores para os mais diversos fins. Além da realização de trabalhos de casa e de grupo, leitura de livros, uso de computadores para pesquisas e processamento de texto, destaca-se a requisição domiciliária, num total de 812 obras , e de baús para a sala de aula, uma vez que saíram 230 , num total de 3220 obras.
Sem comentários:
Enviar um comentário