Biblioteca Virtual

Projeto: A Biblioteca 2.0 na nossa BE/CRE


     As bibliotecas tornaram-se serviços cada vez mais complexos onde a mudança e a inovação são constantes. Os bibliotecários têm de gerir não apenas coleções, mas todas as contribuições dos seus leitores. Mais do que gestores da informação, tornaram-se arquitetos da informação. A criação, manutenção e dinamização de ferramentas da Web 2.0 requer um trabalho profundo de planificação, formação, gestão de recursos humanos e articulação com os departamentos, projetos e demais estruturas de coordenação pedagógica, bem como uma política séria de articulação curricular e de certificação de qualidade.


À Biblioteca Escolar cabem agora tarefas determinantes:
  • Incentivar, acompanhar, apoiar a escola na mudança;
  • Gerir, arquitetar e divulgar informação.

Objetivos do Projeto

     Perspetivar o trabalho da Biblioteca Escolar com recurso à integração dos ambientes digitais, de forma a criar e desenvolver novos serviços e novos espaços de aprendizagem reais ou virtuais e ainda um trabalho em rede.

     Melhorar as competências do professor bibliotecário, da equipa e de outros professores para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, de forma a criar novos ambientes de aprendizagem coletiva.

     Planificar atividades no âmbito dos aplicativos da Web 2.0, promovendo a formação nestes aplicativos e integrando-os nas práticas de sala de aula em articulação com a Biblioteca.
     Produzir conteúdos com recursos aos dispositivos da WEB 2.0, de forma a difundir a informação para dentro e fora da Escola/Agrupamento.


     Promover atividades, de forma a envolver toda a Escola/Agrupamento na participação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e comunidades de prática, em torno de interesses e problemas comuns, estendendo-se essa prática a outras comunidades a nível local.


Operacionalização

     Seleccionámos seis dos recursos/ ferramentas que considerámos os mais úteis para o que pretendemos implementar. Este projeto será apresentado à Direção do Agrupamento, ao Conselho Pedagógico e em reuniões de departamentos e de diretores de turma. Fará parte do Plano Anual de Atividades da BE/CRE e do Agrupamento. De acordo com os objetivos das diferentes ferramentas, serão realizadas sessões de formação/trabalho com o público a que se destina. Estas sessões envolverão o PB e os elementos da equipa responsáveis pela respetiva ferramenta.


Recursos da WEB 2.0 a desenvolver:






     Com o Soop.it pode-se encontrar, reunir, avaliar, organizar e partilhar o melhor e mais relevante conteúdo de qualquer tema disponível online e facilitar a procura de quem faz a pesquisa (alunos, professores e restante comunidade educativa).
     É um banco de recursos para alunos e professores, muito simples e fácil de usar/consultar. É uma ferramenta em que o seu conteúdo aparece com um formato bastante atrativo, sobretudo para os alunos.


Objetivos



Envolver os professores/departamentos na seleção e divulgação de sites de interesse e apoio para o currículo.
Criar uma bolsa de recursos de apoio a atividades/ projetos em desenvolvimento na escola, quer de interesse nacional, cultural, artístico, do património, da multiculturalidade e da inclusão.
Disponibilizar uma grande variedade de recursos, quer para professores, quer para alunos, no âmbito das várias áreas curriculares (informação, apoio ao estudo, jogos…).







diigo na BE
No âmbito dos marcadores sociais, o Diigo é uma ferramenta digital de pesquisa que facilita a " arrumação" da informação espalhada na Internet, alojando conteúdos selecionados e partilhando-a online.



Esta ferramenta adequa-se plenamente à gestão dos recursos digitais e à sua criteriosa seleção, em articulação com a BE (tabela CDU, sempre que possível) e com os Departamentos Curriculares.


Objetivos

- Enriquecer a oferta documental da BE;


- Disponibilizar informação válida e concisa sobre áreas temáticas;


- Articular o currículo das áreas disciplinares, com recursos digitais devidamente

   selecionados;

- Responder às necessidades dos utilizadores.

 
http://leitura-educacaoliteraria.wikispaces.com/Leitura+-+Educa%C3%A7%C3%A3o+Liter%C3%A1ria

Leitura / Educação Literária



História de Sintra 




As Gentes de Sintra e o Seu Viver 



Lendas a narrativas de Sintra



gestao de conflitos.wikispaces.com/GMC

Gestão e Mediação de Conflitos


A WIKI é uma ferramenta que possibilita a apresentação do saber e de fontes para o adquirir com maior capacidade de agregação de texto e hiperligação; Possibilita a procura por tags, o que é facilitador para os utilizadores e exige uma critica por parte dos criadores dos produtos; Permite tirar partido dos conhecimentos mais específicos de cada um e colocá-los ao serviço de todos em articulação; Permite satisfação pessoal, uso da imaginação e apela à criatividade; Possibilita a correção e aperfeiçoamento dos conteúdos, pela abertura a utilizadores com mais conhecimentos, e por isso, regula-se a qualidade do que é apresentado, estando os conteúdos em constante aperfeiçoamento; Desenvolve nos utilizadores capacidades de pensamento crítico e de comunicação; Permite a partilha e uma atitude pró-ativa da BE/CRE.






Objetivos




-Dar a conhecer conteúdos adaptados às necessidades curriculares e aos Programas disciplinares;

-Organizar a informação e apresenta-la de forma acessível e apelativa;

-Facilitar a preparação de visitas de estudo e de atividades que recorram ao Meio;

-Servir de suporte ao trabalho de Clubes e ao desenvolvimento de Projetos ao nível das turmas;

-Dinamizar a partilha colaborativa de professores e alunos de acordo com os objetivos;

-Fornecer pistas concretas que permitam uma clara e evidente utilização e contribuição dos utilizadores;

-Auxiliar os professores na sua prática pedagógica nomeadamente na gestão e mediação de conflitos;
-Promover a formação contínua a nível de Agrupamento 


Ferramenta digital da Web 2.0 que tem em vista a comunicação.







Permite

- Chegar onde estão os utilizadores da BE e manter uma relação mais próxima;
- Alcançar uma maior visibilidade na Web;
- Fazer a divulgação e dinamização de notícias, atividades e eventos;
- Estabelecer e manter contatos com utilizadores e colaboradores;
- Dar aos utilizadores a possibilidade de comunicarem e interagirem com a BE;
- Partilhar informação em diversos formatos, tais como imagens, vídeo, textos, etc.;
- Fazer a divulgação de novos materiais adquiridos pela BE.
É a rede social com mais utilizadores
Objetivos

Divulgar do modo mais eficaz tudo o que se passa na BE, nomeadamente atividades, projetos, eventos; 

Envolver toda a comunidade educativa no processo de funcionamento da BE, através da realização de contatos online.