AS NOSSAS ESTATÍSTICAS
(2.º Período)
O segundo período foi longo e cheio de
atividades. O nosso quotidiano contínua a ser pautado por uma série de ações
que movimentam a nossa equipa da BE/CRE, a Dona Virgínia Nunes (AAE), os nossos
professores colaboradores e os vinte e oito Tutores, alguns já veteranos,
outros ainda recentes, mas que se envolvem e se empenham, cada vez mais, nas
atividades que lhes vão sendo destinadas e adequadas ao seu perfil, ao turno e
às necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades,
o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e
outros). Foi feita mais uma seleção e formação de tutores. Muitos apoiam a
programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. No Grupo de Leitura às Quartas, continuam-se
a selecionar obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias,
uma quarta-feira por mês. Neste segundo período, os alunos selecionaram, produziram,
discutiram e prepararam a apresentação de textos à volta da temática “Palavras
do Mundo”, tema proposto pelo Plano Nacional de Leitura para a Semana da
Leitura.
No nosso dia-a-dia, continuamos a dar
prioridade ao apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do
quotidiano dos alunos da escola, dos professores e de outros utilizadores.
Na sequência da formação das Professoras
Bibliotecárias sobre “Aprender com a Biblioteca Escolar”, foi apresentado e
aprovado em Conselho Pedagógico um projeto de “Literacia da Informação”.
Estão previstas ações para professores e alunos, da responsabilidade da equipa
das BE/CRE e de TIC.
Relativamente ao Modelo de Avaliação
das Bibliotecas Escolares (MABE), durante o terceiro período serão aplicados
inquéritos a alunos, docentes e encarregados de educação, para a avaliação dos
diferentes domínios das Bibliotecas Escolares de acordo com o Plano de Melhoria
elaborado no ano letivo anterior.
A utilização
da BE/CRE, nas suas diferentes valências, continua a orgulhar-nos, como os
gráficos podem comprovar. Houve cerca de 3566 utilizações, distribuídas pela
leitura, pesquisa, utilização de computadores, trabalhos de grupo e realização
de trabalhos e estudo individualizados. Para além dessas utilizações, muitas
foram as turmas que participaram na dinamização de projetos (nomeadamente o do
Newton), animação, formação de utilizadores, substituições, no encontro com o
contador de histórias.
Relativamente à utilização da BE/CRE
pelos nossos utilizadores, o 6ºano é o ano que mais a utiliza, nas diferentes
valências e ao longo de todo o período. Segue-se o 5º ano, logo acompanhado
pelo 7º e 8ºs anos. O 9ºano regista a menor utilização.
Gráficos 1, 2 e 3 –
Utilização da BECRE, no 2º período, por anos de escolaridade, por meses e por
tipo de utilização
Além da utilização mais individual ou
em pequenos grupos, a BE/CRE apoiou diferentes projetos, iniciativas
interdisciplinares ou outros apoios.
Cerca de vinte e duas turmas (22) utilizaram o CRE, nas diferentes
atividades/projetos (visitas a exposições, projeto Newton gostava de ler,
Semana da Leitura, Feira do Livro Usado….). Neste período, fizeram-se
substituições a sete turmas (7) e
apoiaram-se: Cento e quarenta e nove alunos
(149), em situação de saída de sala de aula/ gestão de conflitos; Cinquenta
e cinco alunos (55), em atividades
de Remediação/ PAPI (8 alunos de 5º ano; 3 do 6; 2 do 8º e 7 do 9º); Apoios a
vinte e seis (26) alunos acompanhados
por cinco professores; Quarenta e
dois alunos (42) de acordo com o projeto/programa
de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna (LPNM) ou a outros com muitas dificuldades, coordenado pela
Professora Bibliotecária e com a colaboração de alguns Tutores da BE/CRE, do
sexto, sétimo, oitavo e nonos anos. Este grupo é constituído por dois alunos
(2) do 5ºC; treze (13) alunos do 5ºE; três (3) alunos do 5ºH; doze (12) alunos
do 5ºI; um (1) do 6ºI; cinco alunos (5) do 6ºC; quatro alunos (4) do 7ºG;
quatro (4) do 8ºB e três (3) do 8ºH, entre outros. São apoiados semanalmente e
com um horário fixo semanal, no mínimo de noventa minutos. A adesão e sucesso
da atividade orgulham a equipa.
As
BE/CRE continuam a dinamizar o "Projeto a LER+", do PNL, que visa
alargar e consolidar hábitos de leitura, não só na escola, como em toda a
comunidade exterior envolvente.
Em
março, tivemos a visita da equipa coordenadora
do projeto Ler+ do PNL, que acompanhou
e avaliou este nosso projeto com um parecer muito positivo, motivando-nos a
prosseguir com as nossas principais ações à volta da Leitura e das Literacias.
A
requisição domiciliária continua a ser um dos pontos fortes no domínio da
Leitura.
Gráficos 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – Requisição domiciliária por turmas e anos de escolaridade, no 2º período
Relativamente às turmas, saíram 784 livros para o
domicílio, durante este período. O 6º ano foi o que mais requisitou (366
requisições), seguido do 5º ano (189), do 8º ano (92), 7ºano (92) e por fim, o
9º ano (25). As oito turmas que mais requisitaram livros foram, por ordem
decrescente: 6ºC; 6ºH; 5ºH; 6ºG; 6ºD; 8ºA; 7ºE e 5ºD-6ºA.
Para além destes dados, saíram ainda nos últimos
dias de aulas, para leitura em férias, 121 livros.
Outros dados importantes da requisição domiciliária
são os respeitantes á requisição realizada por professores e funcionários da
escola (161 requisições).
Gráficos 10, 11, 12, 13 e 14 – Utilização dos Baús de Educação Literária/PNL em sala de aula por anos de escolaridade, no 2º período
Os Baús das obras relativas à Educação
Literária e ao PNL, continuam a sair com grande ritmo para as salas de aula. No
5ºano, os baús de Educação Literária/PNL saíram 82 vezes para as salas de aula,
sendo as mais requisitadas: A viúva e o
papagaio A fada Oriana, e o Principezinho. No 6ºano, os baús saíram 92
vezes, sendo as mais utilizadas, as obras: Pedro
Alecrim, Ulisses, Robinson Crusoé e Os Piratas. No 7ºano, saíram 20 vezes
com relevo para História de um gaivota e
do gato que a ensinou a voar. No 8ºano, os baús saíram 26 vezes, com relevo
para O Mundo em que vivi e História da
Terra e do Mar. No 9ºano, Os Novos contos da montanha os baús
saíram 5 vezes.
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