quarta-feira, julho 16, 2014

Balanço das Atividades da BE/CRE

2013/14


Depois da aplicação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), durante quatro anos, iniciou-se um novo modelo de aplicação de um Plano de Melhoria para os aspetos menos conseguidos dos diferentes domínios avaliados. Os relatórios dessa aplicação nas três BECRE do agrupamento serão apresentados em Conselho Pedagógico com o relatório final do Plano Anual de Atividades.

Podemos concluir que a equipa da BECRE (PB Graciete Monteiro, professores João Lopes, Maria Manuel Santos e Manuela Antunes) colaboradores, tutores e assistentes operacionais, Dona Virgínia Nunes e Dona Ângela Costa, continuaram a ter, como principal objetivo, a prestação de um serviço eficaz aos nossos alunos e a toda a comunidade, de acordo com os principais objetivos da BE/CRE e do Plano Anual de Atividades do Agrupamento. 

               As prioridades foram para o desenvolvimento de projetos em articulação com a comunidade tendo sempre presentes a Leitura, a Literacia da Informação e a Articulação Curricular. Foi nesta perspetiva que apoiámos os alunos e professores no seu dia-a-dia, nas atividades curriculares disciplinares e não disciplinares, dividindo sempre o nosso esforço, por um lado, pelas necessidades coletivas de grupos de alunos em sala de aula, por outro, dando assistência aos projetos individuais e de grupos e às necessidades de ocupação ou pesquisa de todos os que nos procuravam. 

Do Plano Anual de Atividades da BE/CRE, ao longo deste ano letivo, destacaram-se inúmeras ações, nomeadamente, o enriquecimento do Fundo Documental Livro e a formação de novos “baús de livros” para leitura nas salas de aula, as exposições de trabalhos relativos às obras lidas, o intercâmbio de leituras, a receção de autores, as Feiras do Livro, o Projeto Newton com a turma do 6 º A, o Dia Mundial da Bibliotecas Escolares, o São Martinho e o Natal, o projeto de Aristides de Sousa Mendes e o Dia Mundial da Paz e Não Violência nas escolas, a Semana da Leitura, o 7º Sarau de Leitura, o Dia Mundial do Livro / Direitos de Autor e a 9ª Maratona da Poesia. O entusiasmo e adesão das turmas e respetivos professores continuam a ser contagiantes e contribuem para atividades e “produções orais e escritas” de excelente qualidade.
Apoiámos um estágio de um aluno do Instituto Superior Técnico, a semana da Ciência, as Provas do PISA, o trabalho de professores e alunos.

Tal como podemos observar nos gráficos apresentados, ao longo deste ano, o número total de utilizações da BECRE por alunos, foi de 10.752 vezes. Os anos que mais utilizaram a BECRE foram, por ordem decrescente, o 5º, 7º, 6º, 8º, VOC/CEF e 9º ano.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram : a pesquisa, os T.P.C., a leitura presencial, o apoio de LPNM, o trabalho de grupo,  o uso de computador, os jogos e o estudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário