Balanço das Atividades da BE/CRE
2013/14
Depois da aplicação
do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), durante quatro anos,
iniciou-se um novo modelo de aplicação de um Plano de Melhoria para os aspetos
menos conseguidos dos diferentes domínios avaliados. Os relatórios dessa
aplicação nas três BECRE do agrupamento serão apresentados em Conselho
Pedagógico com o relatório final do Plano Anual de Atividades.
Podemos concluir
que a equipa da BECRE (PB Graciete Monteiro, professores João Lopes, Maria
Manuel Santos e Manuela Antunes) colaboradores, tutores e assistentes
operacionais, Dona Virgínia Nunes e Dona Ângela Costa, continuaram a ter, como
principal objetivo, a prestação de um serviço eficaz aos nossos alunos e a toda
a comunidade, de acordo com os principais objetivos da BE/CRE e do Plano Anual
de Atividades do Agrupamento.
As prioridades foram para o desenvolvimento de projetos em articulação
com a comunidade tendo sempre presentes a Leitura, a Literacia da Informação e
a Articulação Curricular. Foi nesta perspetiva que apoiámos os alunos e
professores no seu dia-a-dia, nas atividades curriculares disciplinares e não
disciplinares, dividindo sempre o nosso esforço, por um lado, pelas
necessidades coletivas de grupos de alunos em sala de aula, por outro, dando
assistência aos projetos individuais e de grupos e às necessidades de ocupação
ou pesquisa de todos os que nos procuravam.
Do Plano Anual de Atividades
da BE/CRE, ao longo deste ano letivo, destacaram-se inúmeras ações,
nomeadamente, o enriquecimento do Fundo Documental Livro e a formação de novos “baús de livros” para leitura nas
salas de aula, as exposições de trabalhos relativos às obras lidas, o
intercâmbio de leituras, a receção de autores, as Feiras do Livro, o Projeto
Newton com a turma do 6 º A, o Dia Mundial da Bibliotecas Escolares, o São
Martinho e o Natal, o projeto de Aristides de Sousa Mendes e o Dia Mundial da
Paz e Não Violência nas escolas, a Semana da Leitura, o 7º Sarau de Leitura, o
Dia Mundial do Livro / Direitos de Autor e a 9ª Maratona da Poesia. O entusiasmo e adesão das turmas e respetivos
professores continuam a ser contagiantes e contribuem para atividades e
“produções orais e escritas” de excelente qualidade.
Apoiámos um estágio de um
aluno do Instituto Superior Técnico, a semana da Ciência, as Provas do PISA, o
trabalho de professores e alunos.
Tal como podemos
observar nos gráficos apresentados, ao longo deste ano, o número total de
utilizações da BECRE por alunos, foi de 10.752 vezes. Os anos que mais
utilizaram a BECRE foram, por ordem decrescente, o 5º, 7º, 6º, 8º, VOC/CEF e 9º
ano.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram
: a
pesquisa, os T.P.C., a leitura presencial, o apoio de LPNM, o trabalho de
grupo, o uso de computador, os jogos e o
estudo.
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