NOTÍCIAS DA BE/CRE
(2º Período)
Terminámos mais um período letivo e aproveitamos as páginas deste jornal para fazer mais um balanço das nossas atividades e do nosso quotidiano escolar.
No nosso dia-a-dia, continuámos a dar prioridade às atividades de apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do quotidiano dos alunos na escola, dos professores e de outros utilizadores..
Muitos foram os alunos que ainda se inscreveram para Tutores. Foi feita mais uma seleção e formação de tutores, do quinto ao nono ano, o que totaliza trinta e oito tutores, que se distribuem por diversas tarefas, conforme as suas carateristicas, o turno e as necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades, o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e outros). Muitos, do 3º ciclo, apoiam a programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. Foi criado o Clube de Leitura, com a seleção de obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias, uma quarta-feira por mês. Neste segundo período, organizaram-se grupos de trabalho por anos de escolaridade para trabalhar obras referenciadas na Educação Literária, no âmbito das Metas de Aprendizagem de Português. Os grupos partilharam, entre si, os seus trabalhos e dinamizaram-se momentos de discussão e debate sobre os assuntos tratados. Na plataforma Moodle, Ir mais longe, foi criado o espaço para uma “comunidade de partilha e aprendizagem” dos Tutores da BE/CRE. Alguns tutores apresentaram leituras no 7º Sarau de Leitura e seis tutores foram selecionados para apresentaram o sarau.
No dia 30 de Janeiro, a escola comemorou o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, data que relembra o assassinato de Gandhi, um lutador pela libertação da Índia, por meios não violentos e pacíficos dando uma grande lição ao mundo. Juntou-se a esta causa o projeto “Pensar, Agir, Festejar” de Aristides de Sousa Mendes. De uma forma simples mas simbólica, a comunidade escolar foi alertada para a necessidade de construir todos os dias paz na escola. Os professores do departamento de Ciências Sociais e Humanas, bem como os professores de Português realizaram trabalhos variados, no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a defesa dos direitos humanos e a construção da cidadania. A leitura da obra “Aristides o semeador de estrelas” serviu de sensibilização e motivação para uma série de ações. Foram realizados trabalhos em cartolina e em texto sobre os prémios nobel da paz e em especial sobre a vida e importância de Aristides de Sousa Mendes. Realizou-se uma exposição sobre o tema na BE/ CRE que incluiu pombas “com mensagens de paz elaboradas pelos alunos, algumas das quais também foram expostas nas salas de aula. As visitas à exposição permitiram reflexões e pequenos depoimentos sobre essa temática.
Receção de escritores
Na semana da leitura, dia 25 de março, a escritora Fernanda Botelho visitou as EB 1 da Quinta da Fidalga e da Nossa Senhora da Anunciação, onde foi muito bem recebida pelos terceiros e quartos anos, bem como pelos professores da respetivas turmas. Foi uma manhã cheia de dinamismo e aprendizagens à volta das plantas.
Receção de escritores
Na semana da leitura, dia 25 de março, a escritora Fernanda Botelho visitou as EB 1 da Quinta da Fidalga e da Nossa Senhora da Anunciação, onde foi muito bem recebida pelos terceiros e quartos anos, bem como pelos professores da respetivas turmas. Foi uma manhã cheia de dinamismo e aprendizagens à volta das plantas.
Relativamente à utilização da BE/CRE pelos nossos utilizadores, o 5ºano é o ano que mais a utiliza, nas diferentes valências e ao longo de todo o período. Verificou-se uma subida gradual da sua utilização pelas turmas do 7ºano que já ultrapassam as de 6º ano. O 9ºano regista a menor utilização.
A BE/CRE foi utilizada 4111 vezes, no segundo período, sendo a pesquisa, a leitura, a utilização do computador, o trabalho de grupo, o apoio ao estudo e o estudo, os tipos de maior utilização.
Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 3
Gráficos 1,2 e 3 – Utilização da BECRE, no 2º período, por anos de escolaridade, por meses e por tipo de utilização.
Cerca de vinte e cinco turmas utilizaram o CRE, nas diferentes atividades/projectos. Neste período, fizeram-se substituições a catorze turmas e apoiaram-se cento e dois alunos, em situação de saida de sala de aula/ gestão de conflitos.
Está ainda a decorrer um projeto/programa de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna ou a outros com muitas dificuldades, coordenado pela Professora Bibliotecária e com a colaboração de alguns Tutores da BE/CRE, do sétimo, oitavo e nono anos. Quatro alunos do 5ºC, oito alunos do 5ºM, um do 5ºJ, um do 6º I, um do 7ºI, um do 8ºB são apoiados semanalmente e com um horário fixo semanal, no mínimo de noventa minutos. A adesão e sucesso da atividade orgulham a equipa.
Na Semana da Ciência, o CRE abriu as suas portas para apoiar o Peddy Paper da Matemática com uma grande afluência de alunos/turmas.
Aumentar a leitura, no CRE, nas salas de aula e no domicilio continuam a ser as metas principais. A requisição domiciliária continua a ser um dos pontos fortes no domínio da Leitura.
Saíram 1425 livros para o domicílio, durante este período. O 5º ano foi o que mais requisitou (668 requisições), seguido do 6º ano(297), do 7º ano (254), 8º ano (183) e por fim, o 9º ano (33).
Gráfico 4 – Requisição domiciliária por anos de escolaridade, no 2º período.
Os Baús das obras relativas à Educação Literária e ao PNL, continuam a sair com grande ritmo para as salas de aula.
No 5º ano, os de Educação Literária saíram 115 vezes, sendo as mais requisitadas: A fada Oriana, O Rapaz de Bronze, A viúva e o papagaio e A vida mágica da sementinha. Os Baús do PNL de 5º ano saíram 78 vezes para as salas de aula. Os mais utilizados foram: Trisavó de Pistola a cinta, Contos do tapete voador e Salada de flores /Hortas Aromáticas/Sementes à solta.
No 6º ano, os baús de Educação Literária saíram 92 vezes, sendo as mais utilizadas, as obras: Ulisses, Chocolate à chuva, Pedro Alecrim, Robinson Crusoé. Os Baús do PNL de 6º ano saíram 40 vezes para as salas de aula. Os mais requisitados foram: A cerejeira da lua e outras histórias chinesas.Ulisses, Os Heróis do 6ºF, Beatriz e o plátano e os 101 poetas.
No 7º ano, saíram 120 vezes os baús de Educação Literária, com relevo para: O cavaleiro da Dinamarca, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Leandro, Rei da Helíria e Aldeia Nova. Os Baús do PNL de 7º ano saíram 16 vezes, sendo os mais utilizados: Ninguém perguntou por mim e Quero ser actor.
No 8º ano, os baús de Educação Literária saíram 76 vezes, com relevo para: O Mundo em que vivi, História da Terra e do Mar e Historia Breve da Lua.
SEMANA DA LEITURA
O
Agrupamento de Escolas António Sérgio, de acordo com o seu Plano Anual de
Atividades e do PAA das BE/CRE, celebrou a Semana da Leitura, de 24 a 28 de março. Os temas
aglutinadores foram a comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa e o ”O
MAR” que foram objeto de
pesquisa e de trabalhos multidisciplinares, envolvendo os currículos de
diferentes áreas disciplinares em todas as escolas do agrupamento, desde o
pré-escolar ao terceiro ciclo. Muitas foram as atividades realizadas, tendo como principal lema “Ler por prazer e para aprender”. Todas as turmas partilharam
leituras e atividades a elas associadas, organizaram-se exposições, feiras de
livro e receção de escritores.
Mais uma vez,
o momento mais esperado e mais participado desta Semana da Leitura foi o 7º Sarau de Leitura, no dia 28 de
Março, das 17h30m às 23h00m, na Escola EB 2,3 António Sérgio e durante a tarde,
nas restantes escolas de 1º ciclo do agrupamento. Como já vai sendo tradição,
há um grande envolvimento e participação de toda a comunidade educativa. Foi
enviado o convite aos pais, Enc. De Educação, familiares e antigos alunos. É
com orgulho que motivamos e envolvemos, novos pais, familiares e amigos, todos
os anos. Neste ano, particularmente, tivemos uma grande adesão de encarregados
de educação/familiares dos alunos de quinto ano. VIVEMOS, mais uma vez, a nossa
FESTA DA LEITURA.
Na Escola EB
2,3 António Sérgio, cerca de cento e cinquenta alunos e cem convidados (pais,
familiares, amigos, antigos Tutores) partilharam leituras das mais variadas
tipologias e das formas mais diversificadas: com alegria, tristeza, sérias,
divertidas, informais, informativas, poéticas, narradas, dramatizadas,
cantadas….
Os Tutores da
BE/CRE escreveram e partilharam leituras e apresentaram o espetáculo.
Foram
muitos os profissionais docentes que colaboraram, nas diferentes etapas da
seleção e apresentação das leituras, contribuindo para a grande qualidade deste
Sarau, que mais uma vez uniu a comunidade educativa, estreitou laços de amizade
e favoreceu o convívio de alunos, pais, amigos, funcionários e convidados. Os professores
de Português foram os grandes “motores” deste evento mas “ele” teve também a
grande colaboração da Equipa da BE/CRE (Dona Virgínia Nunes, Dona Ângela, os professores
João Lopes, Maria Manuel e restantes colaboradores e Tutores da BE/CRE). Contou
ainda, como é hábito, com a colaboração preciosa das professoras de E. Musical.,
A coordenadora concelhia da RBE/Sintra, a Dra. Isabel Mendinhos, presenteou-nos
também com a sua simpática presença, assim como uma representante da Junta de
Freguesia de Agualva-Mira-Sintra.
No
final da noite, já na BE/CRE, cujo espaço se revelou pequeno para tantos
participantes, saboreámos uma pequena “ceia” de iguarias gastronómicas
partilhadas por todos e ainda apagámos as velas do sétimo aniversário deste
evento.
O
trabalho, empenho e dedicação das AAE da BE/CRE, DONA VIRGÍNIA E DONA ÂNGELA,
foram exemplares e permitiram o grande sucesso desta atividade.
Foi
colocada uma entrevista online, no Blog da BECRE que teve grande participação e
nos proporcionou um feedback muito positivo.
A
Professora Bibliotecária: Maria Graciete Monteiro
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