Notícias da BE/CRE
Final do Ano Letivo
No
final de mais um ano letivo, e como já é habitual, cabe-nos fazer um balanço do
trabalho desenvolvido, neste terceiro período e, em simultâneo, refletir sobre
os aspetos mais significativos das atividades, funções, objetivos e impacto, na
comunidade educativa, da nossa BE/CRE, ao longo deste ano letivo.
No quarto ano
de aplicação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), o domínio
selecionado pelas nossas BE/CRE, foi o C “Projetos, parcerias e
actividades livres à comunidade,” tendo sido elaborado o quadro
das amostragens para aplicação dos questionários aos alunos e encarregados de
educação, de acordo com as orientações do modelo. Estas decisões foram
apresentadas em Conselho Pedagógico, para que a colaboração dos coordenadores
de ano/ciclo tornasse mais eficaz a sua divulgação e a sua aplicação. Os inquéritos
foram realizados através de aplicação informática e a sua análise, bem como a dos
restantes instrumentos de avaliação, foi tratada pela “Base de Dados da RBE” e
pela Professora Bibliotecária, Graciete Monteiro. O relatório final acompanhará
o do PAA do agrupamento, em Conselho Pedagógico, e servirá de base aos Planos
Anuais de Atividades das BE/CRE do Agrupamento, no próximo ano letivo. A adesão
e disponibilidade dos inquiridos (alunos) e encarregados de educação permite
concluir que a relação entre a comunidade educativa e a BE/CRE é já de estreita
colaboração.
A nossa equipa
de professores, colaboradores, tutores e assistente operacional, Dona Virgínia,
continuaram a ter, como principal objetivo, a prestação de um serviço eficaz aos
nossos alunos e a toda a comunidade, de acordo com as valências da BE/CRE e do
Plano Anual de Atividades do Agrupamento.
As prioridades foram para o Desenvolvimento de projetos em articulação
com a comunidade tendo sempre presentes a Leitura, a Literacia da Informação, a
Articulação Curricular e a Gestão da BE/CRE. Foi nesta perspetiva que
apoiámos os alunos e professores no seu dia-a-dia, nas atividades curriculares disciplinares
e não disciplinares, dividindo sempre o nosso esforço, por um lado, pelas
necessidades coletivas de grupos de alunos em sala de aula, por outro, dando
assistência aos projetos individuais e de grupos e às necessidades de ocupação
ou pesquisa de todos os que nos procuravam.
Destacamos
três projetos que envolveram a comunidade:
- O Projeto LER+, que envolveu o apoio do PNL (1200€
e, já para o próximo ano, mais 800€), com verbas que permitiram a aquisição de
cerca de duzentos títulos, já em articulação com as metas de Português,
destacando a Educação Literária. Foi
uma mais valia para os inúmeros projetos de leitura e do PNL em curso na escola;
-O Projeto Newton
gostava de ler, com o apoio simultâneo
da RBE e de verba do agrupamento, que permitiu a aquisição de sete maletas pedagógicas, com onze obras de
literatura e Kits de apoio a diversas atividades experimentais de várias áreas
das ciências naturais e experimentais. Este projeto, em articulação com a RBE e
os Centros de Ciência Viva de Aveiro e Sintra, foi desenvolvido na escola sede,
em sete sessões com a turma do 6ºC. A formação de cada um dos módulos foi
realizada no Centro de Ciência Viva de Sintra, onde estiveram sempre presentes
as três professoras bibliotecárias, a coordenadora do departamento de
Matemática e Ciências Experimentais (ou outros elementos do departamento,
consoante a área desenvolvida). Foram realizadas vinte e duas réplicas do
projeto, das diferentes sessões, em turmas do agrupamento, do 3º ao 8º ano de
escolaridade, essencialmente, na Semana da Leitura e da Ciência. A turma do 6ºC
e respetivos professores e encarregados de educação avaliaram de forma muito
positiva todas as sessões e o impacto nas aprendizagens dos alunos, assim como
as restantes turmas aonde se realizaram as “réplicas”. Este projeto foi
dinamizado pela Professora Bibliotecária da escola sede, professora Graciete
Monteiro, com a colaboração das duas Professoras Bibliotecárias, Conceição
Moscoso e Emília Fernandes e teve um grande apoio da equipa da BE/CRE,
Professores João Lopes, António Almeida e a Dona Virgínia Nunes. Contou ainda
com a colaboração do professor António Grosso, professor do 6ºC e com a
professora Salomé Almeida que articulou as atividades com o seu departamento,
de forma eficaz.
- O Projeto A Biblioteca
Escolar 2.0 – À distância e online, com o desenvolvimento de
ferramentas e de recursos digitais e online, nomeadamente:
- Blog (http://becreeb23as.blogspot.pt/);
- Scoop.it (http://www.scoop.it/u/becreantoniosergio);
Este projeto
foi apresentado em Conselho Pedagógico e em reuniões de departamentos.
Relativamente
às diversas atividades desenvolvidas ao longo deste terceiro período, o balanço
foi muito positivo.
Verificaram-se
2663 utilizações da BE/CRE, com maior incidência
no mês de maio.
O 6º ano continua a ser o ano que mais utiliza a BE/CRE.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram : a
leitura presencial, a pesquisa/ uso de computador, o trabalho de grupo e o
estudo.
Foram ainda apoiadas cerca de
catorze turmas, nomeadamente no projeto
Newton, em apoios com os professores, em aulas de substituição e,
aproximadamente, cento e quarenta apoios a alunos vindos da aula, de castigo.
O Plano
Nacional de Leitura continua a ser o suporte das diversas atividades e projetos
levados a cabo pela BE/ CRE, em colaboração mais estreita com o sub-departamento
de Português. Os Baús do PNL saíram para as salas de aula de acordo com as
informações dos gráficos que se seguem.
Do Plano Anual
de Actividades da BE/CRE, ao longo deste ano letivo, destacaram-se inúmeras
ações, nomeadamente, o enriquecimento do Fundo Documental Livro e a formação de novos “baús de livros” para leitura
nas salas de aula, as exposições de trabalhos relativos às obras lidas, o
intercâmbio de leituras, a recepção de autores, de ilustradores e de
declamadores de poesia, a venda de livros, de autores e ilustradores
convidados, o intercâmbio com Cabo Verde, a Semana da Leitura, o 6ºSarau de
Leitura, o Dia Mundial do Livro / Direitos de Autor e a 8ª Maratona da Poesia. O entusiasmo e adesão das turmas e respetivos
professores continuam a ser contagiantes e contribuem para actividades e
“produções orais e escritas” de excelente qualidade.
Utilização
da Biblioteca / Centro de Recursos Educativos
Um dos nossos
principais objetivos continua a ser a motivação para a leitura: autónoma / ao
domicílio/ sala de aula. As estatísticas são muito positivas: Ao longo do ano
letivo, foram requisitados 3051 livros
para casa, por alunos, professores e funcionários.
Por outro lado, os baús de 14 títulos
do PNL saíram 702 vezes, para as salas de aula. A leitura presencial teve também uma grande adesão - 1623
utilizações.
Tal como
podemos observar nos gráficos apresentados, ao longo deste ano, o número total
de utilizações por alunos, foi de 9.392 vezes.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram
: a
pesquisa, os T.P.C., a leitura presencial, o trabalho de grupo, o uso de computador, os jogo e o estudo.
Apoiaram-se ainda projetos, nomeadamente “Newton gostava de
ler”, Blender, Ler+, Semana da Leitura e Ciência, e alunos/turmas com castigo, da sala de aula ou encaminhados pelos
Conselhos de Turma com planos de estudo/ocupação.
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