terça-feira, maio 14, 2013

SEMANA DA LEITURA

 

 O Agrupamento de Escolas António Sérgio, de acordo com o seu Plano Anual de Atividades e do PAA das BE/CRE, celebrou a Semana da Leitura em parceria com a Semana da Ciência, de 4 a 14 de Março de 2013. O tema aglutinador foi o ”O MAR” o que foi objeto de pesquisa e de trabalhos multidisciplinares, envolvendo os currículos das diferentes áreas disciplinares em todas as escolas do agrupamento, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo. Muitas foram as atividades realizadas, tendo com principal lema “Ler por prazer e para aprender”. Todas as turmas partilharam leituras e atividades a elas associadas.
O ilustrador Hugo Teixeira, da Editora Asa presenteou-nos com um Workshop sobre a sua obra em BD, a 6 de março, com duas sessões: Uma primeira, na EB 1 da Quinta da Fidalga, para alunos de quarto ano e outra, na EB 2,3 António Sérgio, com as turmas 6ºB, D, E, R e CEF, professores de Português e de ET/EV.
Ao mesmo tempo, decorreu a Feira do livro de BD, com apoio da LEYA, na BE/CRE.
Durante a longa Semana da Leitura/ Ciência, a BE/CRE dinamizou várias sessões do Projeto:“NEWTON gostava de Ler”, não só com a turma Pivot deste projeto – o 6º C - como se desdobrou em “réplicas” das diferentes sessões, quer em turmas do 1º ciclo, em parceria com as Professoras Bibliotecárias Conceição Moscoso e Emília Fernandes, quer em variadas turmas do 2º e 3º ciclos. Contou com o apoio da Coordenadora de Ciências Naturais, professora Salomé Almeida, do professor António Grosso, de EV/ET, e, no âmbito da Físico-química com a preciosa colaboração do professor Hélder. Realizaram-se exposições sobre O MAR no polivalente e na BE/CRE. Vinte e duas turmas, do primeiro ao terceiro ciclo“viveram” momentos de aprendizagem onde estavam patentes a parceria e a importância da Leitura e das atividades experimentais nas mais diversas áreas.

6º SARAU DA LEITURA
O ponto alto de ligação a toda a comunidade educativa, como já tem sido hábito, foi o 6º Sarau de Leitura/ Matinés de Leitura, no dia 8 de Março, das 15h30m às 23h30m, na Escola EB 2,3 António Sérgio e durante a tarde, nas restantes escolas de 1º ciclo do agrupamento. Foi enviado o convite aos pais, Enc. De Educação, familiares e antigos alunos. VIVEMOS, mais uma vez, a nossa FESTA DA LEITURA.

Na Escola EB 2,3 António Sérgio, cerca de duzentos alunos e cem convidados (pais, familiares, amigos) partilharam leituras das mais variadas tipologias e das formas mais diversificadas: com alegria, tristeza, sérias, divertidas, informais, informativas, poéticas, narradas, dramatizadas, cantadas….
Os Tutores da BE/CRE do 9ºano escreveram e partilharam os seus testemunhos sobre a sua envolvência, na semana da leitura e sarau, ao longo destes anos, quer enquanto participantes, quer enquanto apresentadores destas atividades.
 Foram muitos os profissionais docentes que colaboraram, nas diferentes etapas da seleção e apresentação das leituras, contribuindo para a grande qualidade deste Sarau, que mais uma vez uniu a comunidade educativa, estreitou laços de amizade e favoreceu o convívio de alunos, pais, amigos, funcionários e convidados, nomeadamente os poetas Giliardo Nascimento e Isidoro Graça, de Cabo Verde. Os professores de Português foram os grandes “motores” deste evento mas “ele” teve também a grande colaboração da Equipa da BE/CRE ( Dona Virgínia Nunes, Professora Julieta Passos, professores António Almeida e João Lopes, Tutores da BE/CRE), da professora Belmira (que nos presenteou com a mascote do sarau), das professoras de E. Musical, de professores de EV/ET, de História, de Ciências e de outras áreas. Presenteou-nos também com a sua simpática presença, a coordenadora concelhia da RBE/Sintra, a Dra. Isabel Mendinhos.

No final da noite, já na BE/CRE, partilhámos uma pequena “ceia” de iguarias gastronómicas partilhadas por todos e ainda apagámos as velas do sexto aniversário deste evento.





No âmbito deste quotidiano, tão intenso e diversificado, quero agradecer aos professores António Almeida e João Lopes, da equipa da BE/CRE, a preciosa colaboração na produção de cartazes, filmes, dinamização do Blog, Facebook e restantes ferramentas digitais.


















TESTEMUNHOS DA SEMANA DA LEITURA, DA CIÊNCIA E DO SARAU

 

Este ano, a Semana da Leitura foi muito engraçada. A nossa professora de português convidou o 6ºJ e as suas professoras para partilharmos leituras entre as duas turmas. Depois para o sarau, treinámos muito, tivemos o apoio de várias professoras, tais como a professora Fátima, do teatro, e a professora Graciete Monteiro.
O sarau de leitura foi muito bom, comparado com o do ano passado. Foi muito, mas muito diferente, estar à noite porque há mais silêncio e há muito boas leituras. Acho que para nós foi uma experiência única. Também posso concluir que se não fossem as nossas professoras, esta experiência nunca teria passado pelas nossas vidas. Foi uma atividade que ficará gravada nas nossas memórias.
Sara Miriam, 6º C nº 25
A Semana da Leitura e da Ciência, na nossa escola, durou desde o dia 4 de Março até ao dia 14 de março. Estas semanas promoveram a Leitura e a Ciência, convidando os alunos a aulas experimentais, a participar no projeto “Newton gostava de ler” , a partilhar leituras com outras turmas, a fazer parte da Tarde e Sarau da Leitura e a participar também entre muitas outras atividades disponíveis nesta semana.
No dia 8 de março de 2013, pelas 15:30, iniciou – se mais uma Tarde e Sarau de Leitura, sendo a 6 ª que o nosso Centro de Recurso Educativos tem feito para juntar toda a Comunidade da nossa escola para um enorme festival, a que chamamos de leitura. Todo o Sarau foi realizado no Auditório no Pavilhão 6 da nossa escola.
Com casa cheia, o Auditório Mateus pôde albergar alunos, familiares, professores, convidados e alguns ex-alunos que ouviram e partilharam leituras diversificadas.
O tema deste ano foi o Mar, assunto tão estudado pelos cientistas como tratado pelos escritores. Os alunos declamaram poemas, leram textos e até realizaram narrações dramatizadas.
Para além deste tema, foram também lidos textos e declamados poemas alusivos ao dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.
Com muita emoção, o Sarau terminou às 23:30 mas o convívio continuou na BE/CRE, ainda pela noite dentro, com uma “pequena ceia” de bebidas quentes e iguarias gastronómicas também partilhadas por muitos dos participantes.
Na minha opinião, este projeto é uma excelente ideia para unir alunos, professores e toda a comunidade escolar a LER.
Duarte Ramalhete – 7ºC
No dia 7 de março de 2013, na aula de português, eu e a minha turma preparámos vários textos sobre o mar para serem apresentados à turma do 6ºJ. Antes de começar a partilha de leituras, organizámos a sala de maneira a que todos se sentissem confortáveis.
Nós, o 6ºC, fomos os primeiros a apresentar as leituras e, para meu espanto, logo no primeiro texto, ouviu-se um bater de palmas muito forte. Isso deveu- se ao facto de a minha turma ter tido um comportamento, atitude e uma postura exemplares. A partilha de leituras entre turmas deve continuar para melhorar a leitura.
Beatriz – 6ºC
A semana da leitura foi muito trabalhosa porque ensaiamos muito. A partilha de leituras  com a turma do 6ºJ também foi muito engraçada.  Gostei muito.
O sarau foi o melhor que houve, dos que eu participei. Eu fiz duas atuações -  a “Caça da Baleia” e a “Nau Catrineta”.  Foi uma sensação muito agradável, até porque nos vestimos com roupa apropriada para atuar. Espero que para o próximo ano, na escola onde vou estar haja outro sarau tao bom. Gostei muito de estar com os meus colegas e professores, acho que estivemos muito bem e que todas as pessoas gostaram.
Daniel Conceição – 6ºC
Semana e Sarau de Leitura 2013
Com temas como o mar, a mulher e a multiculturalidade, realizou-se durante a semana de 4 a 14 de março, a Semana da Leitura,  na nossa escola, em conjunto com a Semana da Ciência. Como todos os anos, foram feitas partilhas de leituras entre turmas e a grande festa realizou-se durante a tarde a noite de dia 8. Com grande adesão muitos alunos do 5º ao 9º ano participaram, com entusiasmo, preparação e dedicação, nesta atividade única.
Eu participei como apresentadora do Sarau, durante a parte da noite. Concluo que este foi o melhor Sarau durante a minha estadia nesta escola, devido à grande qualidade das participações. Alguns textos eram mais sérios, outros mais divertidos. Mas todos foram bem lidos, bem interpretados. Gostei muito da participação do 6ºR, do 6ºC e da leitura do Frederico, do 6ºC, com a sua avó. Todas as participações com encarregados de educação estavam excecionais e é de louvar o seu apoio no desenvolvimento dos seus educandos.
Após cerca de três horas e meia de leituras, os participantes deste 6º Sarau de Leitura dirigiram-se à BE/CRE, onde puderam conviver e cear na companhia dos muitos leitores. A atividade correu muito bem.
Tenho pena que este seja o meu último Sarau como aluna desta escola mas prometo que irei voltar.
Esta foi uma das muitas atividades desenvolvidas na comunidade escolar na qual gostei de participar.
Inês Poças - 9ºB
A semana da leitura foi uma experiência fantástica  e uma boa forma de  incentivar os alunos a lerem cada vez mais e a preocuparem-se com a leitura.
Na semana da leitura, eu e a minha turma, partilhámos leituras uns com os outros, também partilhamos leituras com outra turma do 6º ano e foi muito giro, eu gostei muito. Várias disciplinas estiveram envolvidas. Os professores empenharam-se muito nos nossos textos, para que fizessemos boa figura no sarau de leitura.
O sarau de leitura da noite foi muito giro. Eu gostei bastante e participei no sarau. Pais e alunos trocaram leituras uns com os outros. Os apresentadores eram muito engraçados. No fim do sarau da noite, pais e alunos ainda foram ao CRE para um convívio e uma “ceia”.
Nuno Gonçalves - 6º C

No dia 7 de março de 2013, na aula de português, a nossa  turma preparou vários textos sobre o mar, para serem apresentados à turma do 6ºJ.
Antes organizamos a sala de maneira a que todos se sentissem confortáveis.
Nós, o 6ºC, fomos os primeiros a apresentar as leituras e para meu espanto, logo no primeiro texto ouviu- se um bater de palmas muito forte, que ninguém estava a contar.
Esssa atitude vinda de todos os colegas, deve- se ao facto de a minha turma ter tido um comportamento, atitude e uma postura exemplares. O 6ºJ também partilhou leituras connosco.
Esta partilha de leituras entre turmas é muito importante.  Devemos continuar para melhorar a leitura.
Beatriz Simões – 6ºC
 Este é o último ano que estou aqui na escola António Sérgio. É o último ano que participo no Sarau de Leitura e nas muitas outras atividades desenvolvidas pela BE/CRE, na comunidade escolar.
É com orgulho, saudade e carinho que relembro o primeiro sarau que participei. Estava na sua 2ª edição. Receosa, vim com a minha mãe ler um texto e gostei tanto da experiência que a repeti por mais quatro anos. Foram quatro anos de apresentação e dedicação. É claro que custa sempre organizar programas à última da hora e falar para um público de tão variadas idades. Mas compensa ver as ideias que se trocam e os sorrisos e as gargalhadas que a leitura provoca.
Esta atividade ficará para sempre marcada no meu coração.
Às professoras que organizaram as leituras nas turmas e que prepararam os alunos de uma maneira especial; Aos alunos, pais e acompanhantes que interpretaram magnificamente os mais variados textos;  Ao apoio da D. Virgínia e à professora Graciete que tornou este Sarau possível ao longo destes seis anos, que organizou tudo com cuidado e carinho…Obrigada a todos por nos fazerem crescer e a aprender mais a cada ano que passou com esta troca de leituras.
É o meu último ano e, de certeza, ficará marcado para sempre em mim. Como não acredito que uma atividade tão grande acabe, apelo à continuação desta atividade por mais anos.
Inês Poças – 9ºB - Tutora da BE/CRE
 

Sem comentários:

Enviar um comentário