sexta-feira, maio 10, 2013

Notícias da BE/CRE

Balanço do 2º Período

 

Concluímos o segundo período letivo e aproveitámos para fazer mais um balanço da nossa vida quotidiana.
No nosso dia-a-dia, continuámos a dar prioridade às atividades de apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do quotidiano dos alunos na escola. Muitos foram os alunos que ainda se inscreveram para Tutores. Foi feita mais uma seleção e formação de tutores, do quinto ao nono ano, o que totaliza vinte e dois tutores, que se distribuem por diversas tarefas, conforme as suas características, o turno e as necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades, o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e outros). Muitos, do 3º ciclo, apoiam a programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. Foi criado o Clube de Leitura, com a seleção de obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias, uma quarta-feira por mês. Este grupo de alunos apresentou um conjunto de leituras no 6º Sarau de Leitura.
 
 
 A BE/CRE apoiou e dinamizou a formação de utilizadores (alunos, Tutores e colaboradores da BE/CRE). No dia dois de março, realizou-se um Workshop sobre o funcionamento do software open source Blender 3D, de forma a dar a conhecer aos participantes novas possibilidades na área da concepção e apresentação de projectos e ideias. A formação esteve aberta a professores, em geral, de TIC EV/ET, alunos mais velhos, pais/E.Educ e professores de outras escolas e foi dinamizada por um Encarregado de Educação da área de arquitetura, o Senhor Paulo Matos. A adesão e satisfação foram muito boas, tendo-se agendado uma segunda sessão para o terceiro período.
 

Os Projetos de Leitura e Escrita continuam a mover a comunidade. Neste período, receberam-se escritores e ilustradores o que envolveu treze turmas do 1º, 2º e 3º ciclos. Organizaram-se exposições, dinamizaram-se ainda mais os hábitos de leitura autónoma e realizou-se o concurso “A melhor carta de amor”. 






Alunos premiados:
Olavo Freitas - 6ºR - 1º Prémio
Maria Martinho - 6º A– 2º Prémio
Duarte Ramalhete - 7ºC – 2º Prémio
Ifna Maingé - 6ºI – 3º Prémio
Fábio Lobo - 5ºB - Prémio Envelope Original
6ºE - Prémio Turma

 
Participámos também no concurso dinamizado pelo PNL “Faça lá um poema” com representantes de todos os ciclos do nosso agrupamento. Os vencedores da primeira fase, do concurso interno foram:
 
- André Morais - 4ºB- Escola EB1 JI Colaride
- Olavo Freitas - 6ºR – EB 2,3 António Sérgio
- Rui Pereira – 9ºB – EB 2,3 António Sérgio

Aguardamos, com expetativa, os resultados a nível nacional. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário