quarta-feira, janeiro 22, 2014

NOTÍCIAS DA BE/CRE 


Aproxima-se a época do frio, do inverno, da chuva, da neve, mas também do aconchego, da partilha e da vivência de mais um Natal.
No final deste primeiro período, e como já é habitual, fazemos aqui um balanço das principais atividades da nossa BE/CRE.
Começámos com a organização da equipa, dos colaboradores e dos tutores e planificámos as nossas atividades, também com o grande apoio da nossa funcionária, Dona Virgínia Nunes e, mais tarde, com a Dona Ângela Costa que felizmente se juntou a esta nossa equipa.
 A adesão à função de Tutores é enorme e a formação e seleção dos mesmos traduz-se em momentos de entusiasmo e prazer. Temos já uma equipa de vinte e dois tutores.
A última avaliação das BECRE incidiu no domínio C - Projetos e Parcerias com a Comunidade.
Dos pontos fortes, destacaram-se a forte articulação entre as três Professoras Bibliotecárias, o número de atividades realizadas no âmbito do apoio curricular, do PNL e a articulação e desenvolvimento de projetos que envolveram todas as escolas do Agrupamento (Semana da Leitura; Sarau de Leitura/Matiné de Leitura/Chá com Livros; Ler Sintra, 8ª Maratona da Poesia e projetos de multiculturalidade), as estatísticas de utilização das BE/CRE  e o elevado número de utilizações / requisições da coleção, entre outros.

Neste ano letivo, terminámos a aplicação do Plano de Ação e do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE) que teve um período de quatro anos. Vamos começar uma nova etapa de orientações da RBE. Durante os próximos quatro anos, as nossas BECRE aplicarão Planos de Melhoria e Avaliação, respeitantes aos quatro domínios (A,B,C e D), distribuídos ao longo desse período: Em 2013/14 – Plano de Melhoria; em 2014 - Avaliação.


As utilizações da BE/CRE, nas suas diferentes valências, continuam a orgullhar-nos. Neste primeiro período, temos grandes novidades, como os gráficos podem comprovar. Houve cerca de 3929 utilizações, distribuidas pela leitura, pesquisa, utilização de computadores, trabalhos de grupo e realização de trabalhos e estudo individualizados. Para além dessas utilizações, muitas foram as turmas que participaram na receção de autores, dinamização de projetos (nomeadamente o do Newton), animação, formação de utilizadores, substituições e outras atividades. Os anos que mais utilizaram os nossos serviçõs foram, o 5º, 6º e 7º anos, respetivamente.





A BE/CRE da EB 2,3 AS continua a dinamizar o "Projeto a LER+", do PNL, que visa alargar e consolidar hábitos de leitura, não só na escola, como em toda a comunidade exterior envolvente. Tivemos o privilégio de receber mais um reforço de verbas do PNL e, desta forma, os nossos Baús de coleções de obras de leitura e o nosso fundo documental foram amplamente reforçados e renovados. Estão planificadas várias ações que envolverão parceiros da comunidade local, nomeadamente, a Associação de Pais, o Arpiac e a comunidade em geral.

As nossas metas de leitura têm sido orgulhosamente ultrapassadas. Desde o início do ano, já foram requisitados para leitura ao domicílio, 1310 títulos.
O ano com mais requisições é o 5º ano (sendo as turmas J, L, G e D, as que mais requisitaram ), seguindo-se o 6ºano (com destaque para as turmas A, H e B) e 8ºano (com as turmas G, F e H com mais requisições). O ano que menos lê é o 9º ano.
Para a sala de aula, os Baús do PNL e da Educação Literária saíram 250 vezes. No 2º Ciclo, os títulos mais lidos, foram: A fada Oriana, A noite de Natal, Pedro Alecrim, Chocolate à chuva, Salada de Flores/Hortas Aromáticas/Sementes à solta e Alex.com
Quanto ao 3ºciclo, as obras mais lidas foram: O cavaleiro da Dinamarca, Histórias da terra e do mar, Ninguém perguntou por mim e O principezinho.
Os professores de Língua Portuguesa continuam a aderir com interesse e de uma forma ativa aos projetos de Leitura e de Escrita apresentados pelo PAA da BE/CRE. Ao longo do ano, daremos mais notícias sobre todos os outros projetos calendarizados e as turmas envolvidas.

1 comentário: