NOTÍCIAS DA BE/CRE
Aproxima-se a
época do frio, do inverno, da chuva, da neve, mas também do aconchego, da
partilha e da vivência de mais um Natal.
No final deste
primeiro período, e como já é habitual, fazemos aqui um balanço das principais
atividades da nossa BE/CRE.
Começámos com
a organização da equipa, dos colaboradores e dos tutores e planificámos as
nossas atividades, também com o grande apoio da nossa funcionária, Dona
Virgínia Nunes e, mais tarde, com a Dona Ângela Costa que felizmente se juntou
a esta nossa equipa.
A adesão à função de Tutores é enorme e a
formação e seleção dos mesmos traduz-se em momentos de entusiasmo e prazer.
Temos já uma equipa de vinte e dois tutores.
A
última avaliação das BECRE incidiu no domínio C - Projetos e Parcerias com a
Comunidade.
Dos
pontos fortes, destacaram-se a forte articulação entre as três Professoras
Bibliotecárias, o número de atividades realizadas no âmbito do apoio
curricular, do PNL e a articulação e desenvolvimento de projetos que envolveram
todas as escolas do Agrupamento (Semana da Leitura; Sarau de Leitura/Matiné de
Leitura/Chá com Livros; Ler Sintra, 8ª Maratona da Poesia e projetos de
multiculturalidade), as estatísticas de utilização das BE/CRE e o elevado número de utilizações /
requisições da coleção, entre outros.
Neste
ano letivo, terminámos a aplicação do Plano de Ação e do Modelo de Avaliação
das Bibliotecas Escolares (MABE) que teve um período de quatro anos. Vamos
começar uma nova etapa de orientações da RBE. Durante os próximos quatro anos,
as nossas BECRE aplicarão Planos de Melhoria e Avaliação, respeitantes aos
quatro domínios (A,B,C e D), distribuídos ao longo desse período: Em 2013/14 –
Plano de Melhoria; em 2014 - Avaliação.
As utilizações da BE/CRE, nas suas diferentes
valências, continuam a orgullhar-nos. Neste primeiro período, temos grandes
novidades, como os gráficos podem comprovar. Houve cerca de 3929 utilizações,
distribuidas pela leitura, pesquisa, utilização de computadores, trabalhos de
grupo e realização de trabalhos e estudo individualizados. Para além dessas
utilizações, muitas foram as turmas que participaram na receção de autores,
dinamização de projetos (nomeadamente o do Newton), animação, formação de
utilizadores, substituições e outras atividades. Os anos que mais utilizaram os
nossos serviçõs foram, o 5º, 6º e 7º anos, respetivamente.
A BE/CRE da EB
2,3 AS continua a dinamizar o "Projeto a LER+", do PNL, que visa
alargar e consolidar hábitos de leitura, não só na escola, como em toda a
comunidade exterior envolvente. Tivemos o privilégio de receber mais um reforço
de verbas do PNL e, desta forma, os nossos Baús de coleções de obras de leitura
e o nosso fundo documental foram amplamente reforçados e renovados. Estão
planificadas várias ações que envolverão parceiros da comunidade local,
nomeadamente, a Associação de Pais, o Arpiac e a comunidade em geral.
As nossas metas de leitura têm sido orgulhosamente ultrapassadas. Desde
o início do ano, já foram requisitados para leitura ao domicílio, 1310 títulos.
O ano com mais requisições é o 5º ano (sendo as turmas J, L, G e D, as
que mais requisitaram ), seguindo-se o 6ºano (com destaque para as turmas A, H
e B) e 8ºano (com as turmas G, F e H com mais requisições). O ano que menos lê
é o 9º ano.
Para a sala de aula, os Baús do PNL e da Educação Literária saíram 250
vezes. No 2º Ciclo, os títulos mais lidos, foram: A fada Oriana,
A noite de Natal, Pedro Alecrim, Chocolate à chuva, Salada de Flores/Hortas
Aromáticas/Sementes à solta e Alex.com
Quanto ao 3ºciclo, as obras mais lidas foram: O cavaleiro da Dinamarca, Histórias da terra e do mar, Ninguém
perguntou por mim e O principezinho.
Os professores de Língua Portuguesa continuam a aderir com interesse e
de uma forma ativa aos projetos de Leitura e de Escrita apresentados pelo PAA
da BE/CRE. Ao
longo do ano, daremos mais notícias sobre todos os outros projetos
calendarizados e as turmas envolvidas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar