terça-feira, julho 30, 2013

Notícias da BE/CRE

Final do Ano Letivo


No final de mais um ano letivo, e como já é habitual, cabe-nos fazer um balanço do trabalho desenvolvido, neste terceiro período e, em simultâneo, refletir sobre os aspetos mais significativos das atividades, funções, objetivos e impacto, na comunidade educativa, da nossa BE/CRE, ao longo deste ano letivo.
No quarto ano de aplicação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), o domínio selecionado pelas nossas BE/CRE, foi o C “Projetos, parcerias e actividades livres à comunidade,” tendo sido elaborado o quadro das amostragens para aplicação dos questionários aos alunos e encarregados de educação, de acordo com as orientações do modelo. Estas decisões foram apresentadas em Conselho Pedagógico, para que a colaboração dos coordenadores de ano/ciclo tornasse mais eficaz a sua divulgação e a sua aplicação. Os inquéritos foram realizados através de aplicação informática e a sua análise, bem como a dos restantes instrumentos de avaliação, foi tratada pela “Base de Dados da RBE” e pela Professora Bibliotecária, Graciete Monteiro. O relatório final acompanhará o do PAA do agrupamento, em Conselho Pedagógico, e servirá de base aos Planos Anuais de Atividades das BE/CRE do Agrupamento, no próximo ano letivo. A adesão e disponibilidade dos inquiridos (alunos) e encarregados de educação permite concluir que a relação entre a comunidade educativa e a BE/CRE é já de estreita colaboração.
A nossa equipa de professores, colaboradores, tutores e assistente operacional, Dona Virgínia, continuaram a ter, como principal objetivo, a prestação de um serviço eficaz aos nossos alunos e a toda a comunidade, de acordo com as valências da BE/CRE e do Plano Anual de Atividades do Agrupamento.
               As prioridades foram para o Desenvolvimento de projetos em articulação com a comunidade tendo sempre presentes a Leitura, a Literacia da Informação, a Articulação Curricular e a Gestão da BE/CRE. Foi nesta perspetiva que apoiámos os alunos e professores no seu dia-a-dia, nas atividades curriculares disciplinares e não disciplinares, dividindo sempre o nosso esforço, por um lado, pelas necessidades coletivas de grupos de alunos em sala de aula, por outro, dando assistência aos projetos individuais e de grupos e às necessidades de ocupação ou pesquisa de todos os que nos procuravam.
Destacamos três projetos que envolveram a comunidade:
- O Projeto LER+, que envolveu o apoio do PNL (1200€ e, já para o próximo ano, mais 800€), com verbas que permitiram a aquisição de cerca de duzentos títulos, já em articulação com as metas de Português, destacando a Educação Literária. Foi uma mais valia para os inúmeros projetos de leitura e do  PNL em curso na escola;
-O Projeto Newton gostava de ler, com o apoio simultâneo da RBE e de verba do agrupamento, que permitiu a aquisição de sete maletas pedagógicas, com onze obras de literatura e Kits de apoio a diversas atividades experimentais de várias áreas das ciências naturais e experimentais. Este projeto, em articulação com a RBE e os Centros de Ciência Viva de Aveiro e Sintra, foi desenvolvido na escola sede, em sete sessões com a turma do 6ºC. A formação de cada um dos módulos foi realizada no Centro de Ciência Viva de Sintra, onde estiveram sempre presentes as três professoras bibliotecárias, a coordenadora do departamento de Matemática e Ciências Experimentais (ou outros elementos do departamento, consoante a área desenvolvida). Foram realizadas vinte e duas réplicas do projeto, das diferentes sessões, em turmas do agrupamento, do 3º ao 8º ano de escolaridade, essencialmente, na Semana da Leitura e da Ciência. A turma do 6ºC e respetivos professores e encarregados de educação avaliaram de forma muito positiva todas as sessões e o impacto nas aprendizagens dos alunos, assim como as restantes turmas aonde se realizaram as “réplicas”. Este projeto foi dinamizado pela Professora Bibliotecária da escola sede, professora Graciete Monteiro, com a colaboração das duas Professoras Bibliotecárias, Conceição Moscoso e Emília Fernandes e teve um grande apoio da equipa da BE/CRE, Professores João Lopes, António Almeida e a Dona Virgínia Nunes. Contou ainda com a colaboração do professor António Grosso, professor do 6ºC e com a professora Salomé Almeida que articulou as atividades com o seu departamento, de forma eficaz.
- O Projeto A Biblioteca Escolar 2.0 – À distância e online, com o desenvolvimento de ferramentas e de recursos digitais e online, nomeadamente: 
Este projeto foi apresentado em Conselho Pedagógico e em reuniões de departamentos.

Relativamente às diversas atividades desenvolvidas ao longo deste terceiro período, o balanço foi muito positivo.



Verificaram-se 2663 utilizações da BE/CRE, com maior incidência no mês de maio.
O 6º ano continua a ser o ano que  mais utiliza a BE/CRE.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram : a leitura presencial, a pesquisa/ uso de computador, o trabalho de grupo e o estudo.
         Foram ainda apoiadas cerca de catorze  turmas, nomeadamente no projeto Newton, em apoios com os professores, em aulas de substituição e, aproximadamente, cento e quarenta apoios a alunos vindos da aula, de castigo. 

O Plano Nacional de Leitura continua a ser o suporte das diversas atividades e projetos levados a cabo pela BE/ CRE, em colaboração mais estreita com o sub-departamento de Português. Os Baús do PNL saíram para as salas de aula de acordo com as informações dos gráficos que se seguem.






Do Plano Anual de Actividades da BE/CRE, ao longo deste ano letivo, destacaram-se inúmeras ações, nomeadamente, o enriquecimento do Fundo Documental Livro e a formação de novos “baús de livros” para leitura nas salas de aula, as exposições de trabalhos relativos às obras lidas, o intercâmbio de leituras, a recepção de autores, de ilustradores e de declamadores de poesia, a venda de livros, de autores e ilustradores convidados, o intercâmbio com Cabo Verde, a Semana da Leitura, o 6ºSarau de Leitura, o Dia Mundial do Livro / Direitos de Autor e a 8ª Maratona da Poesia. O entusiasmo e adesão das turmas e respetivos professores continuam a ser contagiantes e contribuem para actividades e “produções orais e escritas” de excelente qualidade.

Utilização da Biblioteca / Centro de Recursos Educativos



Um dos nossos principais objetivos continua a ser a motivação para a leitura: autónoma / ao domicílio/ sala de aula. As estatísticas são muito positivas: Ao longo do ano letivo, foram requisitados 3051 livros para casa, por alunos, professores e funcionários. Por outro lado, os baús de 14 títulos do PNL saíram 702 vezes, para as salas de aula. A leitura presencial teve também uma grande adesão - 1623 utilizações.

Tal como podemos observar nos gráficos apresentados, ao longo deste ano, o número total de utilizações por alunos, foi de 9.392 vezes.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram : a pesquisa, os T.P.C., a leitura presencial, o trabalho de grupo,  o uso de computador, os jogo e o estudo.

Apoiaram-se ainda projetos, nomeadamente “Newton gostava de ler”, Blender, Ler+, Semana da Leitura e Ciência,  e alunos/turmas com castigo,  da sala de aula ou encaminhados pelos Conselhos de Turma com planos de estudo/ocupação.


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