quinta-feira, junho 11, 2015
terça-feira, maio 26, 2015
terça-feira, maio 12, 2015
quarta-feira, abril 22, 2015
terça-feira, abril 21, 2015
sexta-feira, março 20, 2015
AS NOSSAS ESTATÍSTICAS
(2.º Período)
O segundo período foi longo e cheio de
atividades. O nosso quotidiano contínua a ser pautado por uma série de ações
que movimentam a nossa equipa da BE/CRE, a Dona Virgínia Nunes (AAE), os nossos
professores colaboradores e os vinte e oito Tutores, alguns já veteranos,
outros ainda recentes, mas que se envolvem e se empenham, cada vez mais, nas
atividades que lhes vão sendo destinadas e adequadas ao seu perfil, ao turno e
às necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades,
o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e
outros). Foi feita mais uma seleção e formação de tutores. Muitos apoiam a
programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. No Grupo de Leitura às Quartas, continuam-se
a selecionar obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias,
uma quarta-feira por mês. Neste segundo período, os alunos selecionaram, produziram,
discutiram e prepararam a apresentação de textos à volta da temática “Palavras
do Mundo”, tema proposto pelo Plano Nacional de Leitura para a Semana da
Leitura.
No nosso dia-a-dia, continuamos a dar
prioridade ao apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do
quotidiano dos alunos da escola, dos professores e de outros utilizadores.
Na sequência da formação das Professoras
Bibliotecárias sobre “Aprender com a Biblioteca Escolar”, foi apresentado e
aprovado em Conselho Pedagógico um projeto de “Literacia da Informação”.
Estão previstas ações para professores e alunos, da responsabilidade da equipa
das BE/CRE e de TIC.
Relativamente ao Modelo de Avaliação
das Bibliotecas Escolares (MABE), durante o terceiro período serão aplicados
inquéritos a alunos, docentes e encarregados de educação, para a avaliação dos
diferentes domínios das Bibliotecas Escolares de acordo com o Plano de Melhoria
elaborado no ano letivo anterior.
A utilização
da BE/CRE, nas suas diferentes valências, continua a orgulhar-nos, como os
gráficos podem comprovar. Houve cerca de 3566 utilizações, distribuídas pela
leitura, pesquisa, utilização de computadores, trabalhos de grupo e realização
de trabalhos e estudo individualizados. Para além dessas utilizações, muitas
foram as turmas que participaram na dinamização de projetos (nomeadamente o do
Newton), animação, formação de utilizadores, substituições, no encontro com o
contador de histórias.
Relativamente à utilização da BE/CRE
pelos nossos utilizadores, o 6ºano é o ano que mais a utiliza, nas diferentes
valências e ao longo de todo o período. Segue-se o 5º ano, logo acompanhado
pelo 7º e 8ºs anos. O 9ºano regista a menor utilização.
Gráficos 1, 2 e 3 –
Utilização da BECRE, no 2º período, por anos de escolaridade, por meses e por
tipo de utilização
Além da utilização mais individual ou
em pequenos grupos, a BE/CRE apoiou diferentes projetos, iniciativas
interdisciplinares ou outros apoios.
Cerca de vinte e duas turmas (22) utilizaram o CRE, nas diferentes
atividades/projetos (visitas a exposições, projeto Newton gostava de ler,
Semana da Leitura, Feira do Livro Usado….). Neste período, fizeram-se
substituições a sete turmas (7) e
apoiaram-se: Cento e quarenta e nove alunos
(149), em situação de saída de sala de aula/ gestão de conflitos; Cinquenta
e cinco alunos (55), em atividades
de Remediação/ PAPI (8 alunos de 5º ano; 3 do 6; 2 do 8º e 7 do 9º); Apoios a
vinte e seis (26) alunos acompanhados
por cinco professores; Quarenta e
dois alunos (42) de acordo com o projeto/programa
de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna (LPNM) ou a outros com muitas dificuldades, coordenado pela
Professora Bibliotecária e com a colaboração de alguns Tutores da BE/CRE, do
sexto, sétimo, oitavo e nonos anos. Este grupo é constituído por dois alunos
(2) do 5ºC; treze (13) alunos do 5ºE; três (3) alunos do 5ºH; doze (12) alunos
do 5ºI; um (1) do 6ºI; cinco alunos (5) do 6ºC; quatro alunos (4) do 7ºG;
quatro (4) do 8ºB e três (3) do 8ºH, entre outros. São apoiados semanalmente e
com um horário fixo semanal, no mínimo de noventa minutos. A adesão e sucesso
da atividade orgulham a equipa.
As
BE/CRE continuam a dinamizar o "Projeto a LER+", do PNL, que visa
alargar e consolidar hábitos de leitura, não só na escola, como em toda a
comunidade exterior envolvente.
Em
março, tivemos a visita da equipa coordenadora
do projeto Ler+ do PNL, que acompanhou
e avaliou este nosso projeto com um parecer muito positivo, motivando-nos a
prosseguir com as nossas principais ações à volta da Leitura e das Literacias.
A
requisição domiciliária continua a ser um dos pontos fortes no domínio da
Leitura.
Gráficos 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – Requisição domiciliária por turmas e anos de escolaridade, no 2º período
Relativamente às turmas, saíram 784 livros para o
domicílio, durante este período. O 6º ano foi o que mais requisitou (366
requisições), seguido do 5º ano (189), do 8º ano (92), 7ºano (92) e por fim, o
9º ano (25). As oito turmas que mais requisitaram livros foram, por ordem
decrescente: 6ºC; 6ºH; 5ºH; 6ºG; 6ºD; 8ºA; 7ºE e 5ºD-6ºA.
Para além destes dados, saíram ainda nos últimos
dias de aulas, para leitura em férias, 121 livros.
Outros dados importantes da requisição domiciliária
são os respeitantes á requisição realizada por professores e funcionários da
escola (161 requisições).
Gráficos 10, 11, 12, 13 e 14 – Utilização dos Baús de Educação Literária/PNL em sala de aula por anos de escolaridade, no 2º período
Os Baús das obras relativas à Educação
Literária e ao PNL, continuam a sair com grande ritmo para as salas de aula. No
5ºano, os baús de Educação Literária/PNL saíram 82 vezes para as salas de aula,
sendo as mais requisitadas: A viúva e o
papagaio A fada Oriana, e o Principezinho. No 6ºano, os baús saíram 92
vezes, sendo as mais utilizadas, as obras: Pedro
Alecrim, Ulisses, Robinson Crusoé e Os Piratas. No 7ºano, saíram 20 vezes
com relevo para História de um gaivota e
do gato que a ensinou a voar. No 8ºano, os baús saíram 26 vezes, com relevo
para O Mundo em que vivi e História da
Terra e do Mar. No 9ºano, Os Novos contos da montanha os baús
saíram 5 vezes.
segunda-feira, março 09, 2015
sexta-feira, janeiro 30, 2015
NEWTON gostava de ler
"Pós sob investigação"
Tal como estava planeado, decorreu já a 2ª sessão da Série III do projeto Newton gostava de ler.
Estiveram presentes duas monitoras do Centro de Ciência Viva de Sintra, Dr.a Raquel do Serviço de Educação da CMS, os professores Fernando Loureiro, Ângela Vasquez, Marisa Bernardo, Salomé Almeida (da área das Ciências Naturais e Experimentais); a Diretora da Turma do 6ºC, alguns Tutores da BECRE (Ailton, Yara, Duarte), a Dona Virgínia (AAE) e as Professoras Bibliotecárias Graciete Monteiro e Conceição Moscoso, que dinamizaram a leitura de Timmy Fiasco de forma divertida e motivadora.
Na segunda parte da sessão, os alunos do 6ºC desempenharam o papel de "grandes detetives" à procura do responsável pelo assalto a um Banco em Sintra.
Através de conhecimentos científicos, fizeram análises aos diferentes "pós brancos", de diferentes substâncias, tendo encontrado de forma eficiente o culpado.
Foi mais uma tarde diferente, divertida e de grandes aprendizagens para a turma do 6ºC que manteve uma postura correta, com grande adesão às atividades.
A Professora Bibliotecária
Graciete Monteiro
segunda-feira, dezembro 15, 2014
quinta-feira, dezembro 04, 2014
Editorial do Jornal "Está Escrito" - edição de Dezembro de 2014
"Editorial
Dia
12 de dezembro, sexta-feira, 10 horas da manhã!
O auditório da escola
transborda de alunos e de emoção. Sentados, inquietos, os rostos e os olhares
seguem todos os movimentos. À frente um biombo, onde uma coroa dourada,
brilhante e impaciente denuncia a presença da corte. Talvez do Rei da Helíria.
Desconfiam! De quando em vez, o pedido de silêncio. Não admira. É difícil
murmurar quando nos apetece clamar... Afinal esperam a escritora que lhes conta
as histórias que os encantam, que lhes alimentam a imaginação e os fazem
sonhar!
E eis que chega Alice Vieira,
acompanhada pela professora Graciete Monteiro. Todos se sentem emocionados, ou
pela responsabilidade, ou pela surpresa ou, simplesmente, pela presença.
A escritora sente-se
constrangida com tanto público, por isso é bom que todos estejam calmos para
transmitirem o mesmo sentimento... As apresentações são feitas e os avisos
também. A sessão começa, mesmo sem as pancadas de Molière.
Com a representação de Leandro,
rei da Helíria, os alunos querem agraciar a sua presença e fazem-no da forma
mais genuína que podem.
A timidez da escritora começa a
desvanecer com o primeiro riso que as personagens lhe arrancam e toda a sala
descontrai, também. Os adereços não são sofisticados, não há jogos de luz ou
outros artifícios, mas os minutos enchem-se de alegria e bem fazer.
Penso. No palco estão mais do
que alguns alunos do oitavo B. Ali está o empenho, a motivação e o respeito por
quem aposta neles e os orienta. Assim dá gosto! E assim, ao som de gargalhadas,
a peça avança e bem. A própria “criadora” confessa a sua admiração por aquilo
que acabou de ver; confessa o quão difícil é representar a sua obra; confessa
que gostou, e todos nos sentimos orgulhosos!
Depois, os alunos do sétimo A dedicam-lhe
algumas quadras. Simples, despretensiosas, cheias de carinho.
A escritora ouve tudo com muita
atenção. Ouve cada pergunta que alunos de todas as turmas lhe fazem e responde.
Todos querem participar. As mãos erguem-se. Querem saber e perguntar tudo, mas
o tempo urge. Está na hora das recordações e dos autógrafos. Está a chegar ao fim
o encontro. É necessário retomar a rotina. Vamos. Felizes!
Alice Vieira, jornalista,
escritora, mãe de família, sabe, também, cativar o público com sorrisos e
palavras ditas!
E assim temos mais um exemplo
do que é aprender e viver a escola!
Feliz Natal!
Prof.a Virgínia Caetano"
sexta-feira, outubro 17, 2014
Mês das Bibliotecas Escolares
O mês de outubro é o mês das Bibliotecas Escolares.
Entre muitas atividades já frequentes na nossa BECRE, dinamizaremos ações de divulgação e de utilização da Biblioteca, às turmas de 5º ano, com os respetivos diretores de turma e com um pequeno "Jogo de Pista" para a descoberta deste espaço.
Aproveitamos esta data para dinamizar uma Feira do Livro Usado. Todos os interessados podem"doar" um livro para a feira. Para a aquisição de livros haverá valores simbólicos.
No dia 20 de outubro, comemoramos o Dia da Poesia com uma exposição dedicada ao tema, com recolhas de poemas e de biografias de poetas. Muitos alunos apresentam os seus poemas originais.
No dia 27 de outubro, haverá partilha e troca de livros. Cada um pode trazer um livro e trocar por outro qualquer que esteja na feira. Há livros de todos os géneros, de diferentes épocas, autores, gostos. Participa.
A professora Bibliotecária: Graciete Monteiro
Concurso "Dá Voz à Letra" da Gulbenkian
Durante o mês de outubro, motivámos e preparámos dez alunos do 3º ciclo para o concurso "Dá voz à letra" organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
As leituras, gravações e publicações estiveram a cargo da equipa da BECRE, Graciete Monteiro, Hélia Reis e João Lopes.
quinta-feira, julho 17, 2014
Os Tutores da Biblioteca
Um dos projetos mais gratificantes da BECRE foi o da formação de tutores e da consequente dinamização de várias atividades, quer de leitura, quer de apoio a um grande grupo de alunos e atividades, incluindo o apoio a LPNM. Muitos destes tutores desempenham um papel fundamental no apoio a colegas, tendo-se mesmo criado um grupo de amigos, com fortes laços afetivos e de colaboração entre eles e com alunos de diferentes turmas.
O grupo de tutores era constituído por trinta e dois alunos, do quinto ao nono ano. Colaboraram com a Professora Bibliotecária, nos principais eventos públicos da BECRE.
Foi dinamizado, com grande sucesso, o "Clube de Leitura" com os “Tutores da BE/CRE”, uma quarta-feira por mês, com 32 alunos do 5º ao 9º ano, que exploraram, dinamizaram e partilharam, entre si e com a comunidade, diferentes obras, quer da Educação Literária, PNL e outras. Estes alunos apoiaram e apresentaram o Sarau de Leitura, a 9ª Maratona da Poesia e o Dia da Comunidade, com grande envolvimento e qualidade. Integraram ainda o projeto de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna.
O aluno Duarte
Ramalhete, aluno do 9ºC e tutor da BECRE, participou com grande empenho e
qualidade no Concurso Nacional de Leitura.O grupo de tutores era constituído por trinta e dois alunos, do quinto ao nono ano. Colaboraram com a Professora Bibliotecária, nos principais eventos públicos da BECRE.
Foi dinamizado, com grande sucesso, o "Clube de Leitura" com os “Tutores da BE/CRE”, uma quarta-feira por mês, com 32 alunos do 5º ao 9º ano, que exploraram, dinamizaram e partilharam, entre si e com a comunidade, diferentes obras, quer da Educação Literária, PNL e outras. Estes alunos apoiaram e apresentaram o Sarau de Leitura, a 9ª Maratona da Poesia e o Dia da Comunidade, com grande envolvimento e qualidade. Integraram ainda o projeto de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna.
A
LEITURA
Um dos nossos principais objetivos continua a ser a
motivação para a leitura: autónoma / ao domicílio/ sala de aula. As
estatísticas são muito positivas: Ao longo do ano letivo, foram requisitados 3842
livros para casa, por alunos, professores e funcionários, tendo-se superado as
estatísticas anteriores, mesmo com menos alunos de 2º ciclo.
O ano com mais requisições é o 5º ano, mas o 7º e 8º estão a par do 6º ano, o que nos permite concluir que está a aumentar a leitura no 3º ciclo.
Leitura na Escola - Número de Utilizadores: 12 188
Destacam-se:
A leitura individual presencial, na Biblioteca - 1662
Das obras de Educação Literária - 7896
Das obras do PNL - 2632
Destacam-se:
A leitura individual presencial, na Biblioteca - 1662
Das obras de Educação Literária - 7896
Das obras do PNL - 2632
Continuámos a
desenvolver o Projeto LER+, com as
orientações do PNL e da Educação Literária. No início do ano, adquiriram-se
alguns títulos em baús com cerca de catorze exemplares cada, para todos os anos
dos três ciclos. Os Projetos de Leitura continuam a movimentar o nosso
quotidiano, aproveitando diferentes comemorações ou atividades para a sua
expressão máxima. Foram os casos, do Dia Mundial das Bibliotecas Escolares, no dia 28 de outubro, do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de
Autor, no dia 23 de abril, em que todo o agrupamento parou para ler “A
liberdade”, às nove horas da manhã, associando-se
às comemorações dos quarenta anos do 25 de abril e da dinamização da 9ª
Maratona da Poesia.
Consolidaram-se
os projetos já assumidos anualmente pela BECRE e agrupamento, nomeadamente a planificação e dinamização da Semana da Leitura (24
a 28 de Março), do 7º Sarau de Leitura – 28 de Março de 2014 e da 9ª Maratona
da Poesia (maio e junho de 2014), com um grande sucesso, quer quanto à
qualidade, quer quanto à colaboração dos professores de português e de alunos.
quarta-feira, julho 16, 2014
Balanço das Atividades da BE/CRE
2013/14
Depois da aplicação
do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), durante quatro anos,
iniciou-se um novo modelo de aplicação de um Plano de Melhoria para os aspetos
menos conseguidos dos diferentes domínios avaliados. Os relatórios dessa
aplicação nas três BECRE do agrupamento serão apresentados em Conselho
Pedagógico com o relatório final do Plano Anual de Atividades.
Podemos concluir
que a equipa da BECRE (PB Graciete Monteiro, professores João Lopes, Maria
Manuel Santos e Manuela Antunes) colaboradores, tutores e assistentes
operacionais, Dona Virgínia Nunes e Dona Ângela Costa, continuaram a ter, como
principal objetivo, a prestação de um serviço eficaz aos nossos alunos e a toda
a comunidade, de acordo com os principais objetivos da BE/CRE e do Plano Anual
de Atividades do Agrupamento.
As prioridades foram para o desenvolvimento de projetos em articulação
com a comunidade tendo sempre presentes a Leitura, a Literacia da Informação e
a Articulação Curricular. Foi nesta perspetiva que apoiámos os alunos e
professores no seu dia-a-dia, nas atividades curriculares disciplinares e não
disciplinares, dividindo sempre o nosso esforço, por um lado, pelas
necessidades coletivas de grupos de alunos em sala de aula, por outro, dando
assistência aos projetos individuais e de grupos e às necessidades de ocupação
ou pesquisa de todos os que nos procuravam.
Do Plano Anual de Atividades
da BE/CRE, ao longo deste ano letivo, destacaram-se inúmeras ações,
nomeadamente, o enriquecimento do Fundo Documental Livro e a formação de novos “baús de livros” para leitura nas
salas de aula, as exposições de trabalhos relativos às obras lidas, o
intercâmbio de leituras, a receção de autores, as Feiras do Livro, o Projeto
Newton com a turma do 6 º A, o Dia Mundial da Bibliotecas Escolares, o São
Martinho e o Natal, o projeto de Aristides de Sousa Mendes e o Dia Mundial da
Paz e Não Violência nas escolas, a Semana da Leitura, o 7º Sarau de Leitura, o
Dia Mundial do Livro / Direitos de Autor e a 9ª Maratona da Poesia. O entusiasmo e adesão das turmas e respetivos
professores continuam a ser contagiantes e contribuem para atividades e
“produções orais e escritas” de excelente qualidade.
Apoiámos um estágio de um
aluno do Instituto Superior Técnico, a semana da Ciência, as Provas do PISA, o
trabalho de professores e alunos.
Tal como podemos
observar nos gráficos apresentados, ao longo deste ano, o número total de
utilizações da BECRE por alunos, foi de 10.752 vezes. Os anos que mais
utilizaram a BECRE foram, por ordem decrescente, o 5º, 7º, 6º, 8º, VOC/CEF e 9º
ano.
Os tipos de utilização que envolveram mais utilizadores foram
: a
pesquisa, os T.P.C., a leitura presencial, o apoio de LPNM, o trabalho de
grupo, o uso de computador, os jogos e o
estudo.
terça-feira, maio 20, 2014
9ª MARATONA DA POESIA
A 9ª Maratona da
Poesia foi, mais uma vez, um dos principais acontecimentos deste ano letivo.
No terceiro período, preparámos a Festa da Poesia. Este evento, da responsabilidade das BE/CRE do Agrupamento, consegue agregar esforços de toda a comunidade escolar, tendo como protagonistas, os nossos alunos. Todas as escolas, ciclos e anos do Agrupamento de Escolas António Sérgio participam nesta atividade, com a estreita colaboração dos professores de português e dos professores titulares de turma. Trata-se de um concurso, em três fases, que permite aos alunos aprofundar conhecimentos sobre o texto poético, motivá-los para a leitura de diferentes poetas, nacionais e internacionais, exercitar a imaginação, escrever poesia e desenvolver a comunicação/ expressão oral e escrita.
No terceiro período, preparámos a Festa da Poesia. Este evento, da responsabilidade das BE/CRE do Agrupamento, consegue agregar esforços de toda a comunidade escolar, tendo como protagonistas, os nossos alunos. Todas as escolas, ciclos e anos do Agrupamento de Escolas António Sérgio participam nesta atividade, com a estreita colaboração dos professores de português e dos professores titulares de turma. Trata-se de um concurso, em três fases, que permite aos alunos aprofundar conhecimentos sobre o texto poético, motivá-los para a leitura de diferentes poetas, nacionais e internacionais, exercitar a imaginação, escrever poesia e desenvolver a comunicação/ expressão oral e escrita.
Os alunos foram selecionados pelos professores, em sala de aula (1ª
fase) e, nos
dias 2 e 3 junho, apresentaram-se, no Auditório José Mateus, perante um júri de quatro professores e dois alunos (2ª fase), de
acordo com os critérios do concurso.
O entusiasmo e o
empenho dos alunos, bem como a sensibilidade poética e as prestações de grande
qualidade de muitas das intervenções apresentadas, dificultaram a atribuição
dos Prémios, nas diferentes modalidades. Participaram 285 alunos e foram
premiadas cinquenta e seis apresentações.
Todos os alunos
premiados participaram na Festa Final de Poesia (3ª fase),
integrada no Dia da Comunidade, a 13 de junho. Nesse mesmo dia, realizou-se a
cerimónia de entrega de prémios, a todos os alunos e grupos selecionados, com o
apoio das Editoras Porto e Areal, da Associação de País e do Centro de Estudos
“Pautas & Sílabas”. A motivação dos alunos para este evento é contagiante e
a sua participação e qualidade são um orgulho para todos nós.
O êxito desta
atividade foi possível, não só pela grande envolvência de alunos e professores,
como pelo grande apoio da direção, dos tutores da BE/CRE, da equipa de
colaboradores e do bom trabalho de organização e de colaboração das Professoras
Bibliotecárias Graciete Monteiro, Conceição Moscoso, Emília Fernandes, do
Professor João Lopes e da Dona Virgínia Nunes e Dona Ângela Costa, Assistentes
Operacionais da BE/CRE.
quarta-feira, abril 23, 2014
NOTÍCIAS DA BE/CRE
(2º Período)
Terminámos mais um período letivo e aproveitamos as páginas deste jornal para fazer mais um balanço das nossas atividades e do nosso quotidiano escolar.
No nosso dia-a-dia, continuámos a dar prioridade às atividades de apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do quotidiano dos alunos na escola, dos professores e de outros utilizadores..
Muitos foram os alunos que ainda se inscreveram para Tutores. Foi feita mais uma seleção e formação de tutores, do quinto ao nono ano, o que totaliza trinta e oito tutores, que se distribuem por diversas tarefas, conforme as suas carateristicas, o turno e as necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades, o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e outros). Muitos, do 3º ciclo, apoiam a programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. Foi criado o Clube de Leitura, com a seleção de obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias, uma quarta-feira por mês. Neste segundo período, organizaram-se grupos de trabalho por anos de escolaridade para trabalhar obras referenciadas na Educação Literária, no âmbito das Metas de Aprendizagem de Português. Os grupos partilharam, entre si, os seus trabalhos e dinamizaram-se momentos de discussão e debate sobre os assuntos tratados. Na plataforma Moodle, Ir mais longe, foi criado o espaço para uma “comunidade de partilha e aprendizagem” dos Tutores da BE/CRE. Alguns tutores apresentaram leituras no 7º Sarau de Leitura e seis tutores foram selecionados para apresentaram o sarau.
No dia 30 de Janeiro, a escola comemorou o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, data que relembra o assassinato de Gandhi, um lutador pela libertação da Índia, por meios não violentos e pacíficos dando uma grande lição ao mundo. Juntou-se a esta causa o projeto “Pensar, Agir, Festejar” de Aristides de Sousa Mendes. De uma forma simples mas simbólica, a comunidade escolar foi alertada para a necessidade de construir todos os dias paz na escola. Os professores do departamento de Ciências Sociais e Humanas, bem como os professores de Português realizaram trabalhos variados, no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a defesa dos direitos humanos e a construção da cidadania. A leitura da obra “Aristides o semeador de estrelas” serviu de sensibilização e motivação para uma série de ações. Foram realizados trabalhos em cartolina e em texto sobre os prémios nobel da paz e em especial sobre a vida e importância de Aristides de Sousa Mendes. Realizou-se uma exposição sobre o tema na BE/ CRE que incluiu pombas “com mensagens de paz elaboradas pelos alunos, algumas das quais também foram expostas nas salas de aula. As visitas à exposição permitiram reflexões e pequenos depoimentos sobre essa temática.
Receção de escritores
Na semana da leitura, dia 25 de março, a escritora Fernanda Botelho visitou as EB 1 da Quinta da Fidalga e da Nossa Senhora da Anunciação, onde foi muito bem recebida pelos terceiros e quartos anos, bem como pelos professores da respetivas turmas. Foi uma manhã cheia de dinamismo e aprendizagens à volta das plantas.
Receção de escritores
Na semana da leitura, dia 25 de março, a escritora Fernanda Botelho visitou as EB 1 da Quinta da Fidalga e da Nossa Senhora da Anunciação, onde foi muito bem recebida pelos terceiros e quartos anos, bem como pelos professores da respetivas turmas. Foi uma manhã cheia de dinamismo e aprendizagens à volta das plantas.
Relativamente à utilização da BE/CRE pelos nossos utilizadores, o 5ºano é o ano que mais a utiliza, nas diferentes valências e ao longo de todo o período. Verificou-se uma subida gradual da sua utilização pelas turmas do 7ºano que já ultrapassam as de 6º ano. O 9ºano regista a menor utilização.
A BE/CRE foi utilizada 4111 vezes, no segundo período, sendo a pesquisa, a leitura, a utilização do computador, o trabalho de grupo, o apoio ao estudo e o estudo, os tipos de maior utilização.
Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 3
Gráficos 1,2 e 3 – Utilização da BECRE, no 2º período, por anos de escolaridade, por meses e por tipo de utilização.
Cerca de vinte e cinco turmas utilizaram o CRE, nas diferentes atividades/projectos. Neste período, fizeram-se substituições a catorze turmas e apoiaram-se cento e dois alunos, em situação de saida de sala de aula/ gestão de conflitos.
Está ainda a decorrer um projeto/programa de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna ou a outros com muitas dificuldades, coordenado pela Professora Bibliotecária e com a colaboração de alguns Tutores da BE/CRE, do sétimo, oitavo e nono anos. Quatro alunos do 5ºC, oito alunos do 5ºM, um do 5ºJ, um do 6º I, um do 7ºI, um do 8ºB são apoiados semanalmente e com um horário fixo semanal, no mínimo de noventa minutos. A adesão e sucesso da atividade orgulham a equipa.
Na Semana da Ciência, o CRE abriu as suas portas para apoiar o Peddy Paper da Matemática com uma grande afluência de alunos/turmas.
Aumentar a leitura, no CRE, nas salas de aula e no domicilio continuam a ser as metas principais. A requisição domiciliária continua a ser um dos pontos fortes no domínio da Leitura.
Saíram 1425 livros para o domicílio, durante este período. O 5º ano foi o que mais requisitou (668 requisições), seguido do 6º ano(297), do 7º ano (254), 8º ano (183) e por fim, o 9º ano (33).
Gráfico 4 – Requisição domiciliária por anos de escolaridade, no 2º período.
Os Baús das obras relativas à Educação Literária e ao PNL, continuam a sair com grande ritmo para as salas de aula.
No 5º ano, os de Educação Literária saíram 115 vezes, sendo as mais requisitadas: A fada Oriana, O Rapaz de Bronze, A viúva e o papagaio e A vida mágica da sementinha. Os Baús do PNL de 5º ano saíram 78 vezes para as salas de aula. Os mais utilizados foram: Trisavó de Pistola a cinta, Contos do tapete voador e Salada de flores /Hortas Aromáticas/Sementes à solta.
No 6º ano, os baús de Educação Literária saíram 92 vezes, sendo as mais utilizadas, as obras: Ulisses, Chocolate à chuva, Pedro Alecrim, Robinson Crusoé. Os Baús do PNL de 6º ano saíram 40 vezes para as salas de aula. Os mais requisitados foram: A cerejeira da lua e outras histórias chinesas.Ulisses, Os Heróis do 6ºF, Beatriz e o plátano e os 101 poetas.
No 7º ano, saíram 120 vezes os baús de Educação Literária, com relevo para: O cavaleiro da Dinamarca, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Leandro, Rei da Helíria e Aldeia Nova. Os Baús do PNL de 7º ano saíram 16 vezes, sendo os mais utilizados: Ninguém perguntou por mim e Quero ser actor.
No 8º ano, os baús de Educação Literária saíram 76 vezes, com relevo para: O Mundo em que vivi, História da Terra e do Mar e Historia Breve da Lua.
SEMANA DA LEITURA
O
Agrupamento de Escolas António Sérgio, de acordo com o seu Plano Anual de
Atividades e do PAA das BE/CRE, celebrou a Semana da Leitura, de 24 a 28 de março. Os temas
aglutinadores foram a comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa e o ”O
MAR” que foram objeto de
pesquisa e de trabalhos multidisciplinares, envolvendo os currículos de
diferentes áreas disciplinares em todas as escolas do agrupamento, desde o
pré-escolar ao terceiro ciclo. Muitas foram as atividades realizadas, tendo como principal lema “Ler por prazer e para aprender”. Todas as turmas partilharam
leituras e atividades a elas associadas, organizaram-se exposições, feiras de
livro e receção de escritores.
Mais uma vez,
o momento mais esperado e mais participado desta Semana da Leitura foi o 7º Sarau de Leitura, no dia 28 de
Março, das 17h30m às 23h00m, na Escola EB 2,3 António Sérgio e durante a tarde,
nas restantes escolas de 1º ciclo do agrupamento. Como já vai sendo tradição,
há um grande envolvimento e participação de toda a comunidade educativa. Foi
enviado o convite aos pais, Enc. De Educação, familiares e antigos alunos. É
com orgulho que motivamos e envolvemos, novos pais, familiares e amigos, todos
os anos. Neste ano, particularmente, tivemos uma grande adesão de encarregados
de educação/familiares dos alunos de quinto ano. VIVEMOS, mais uma vez, a nossa
FESTA DA LEITURA.
Na Escola EB
2,3 António Sérgio, cerca de cento e cinquenta alunos e cem convidados (pais,
familiares, amigos, antigos Tutores) partilharam leituras das mais variadas
tipologias e das formas mais diversificadas: com alegria, tristeza, sérias,
divertidas, informais, informativas, poéticas, narradas, dramatizadas,
cantadas….
Os Tutores da
BE/CRE escreveram e partilharam leituras e apresentaram o espetáculo.
Foram
muitos os profissionais docentes que colaboraram, nas diferentes etapas da
seleção e apresentação das leituras, contribuindo para a grande qualidade deste
Sarau, que mais uma vez uniu a comunidade educativa, estreitou laços de amizade
e favoreceu o convívio de alunos, pais, amigos, funcionários e convidados. Os professores
de Português foram os grandes “motores” deste evento mas “ele” teve também a
grande colaboração da Equipa da BE/CRE (Dona Virgínia Nunes, Dona Ângela, os professores
João Lopes, Maria Manuel e restantes colaboradores e Tutores da BE/CRE). Contou
ainda, como é hábito, com a colaboração preciosa das professoras de E. Musical.,
A coordenadora concelhia da RBE/Sintra, a Dra. Isabel Mendinhos, presenteou-nos
também com a sua simpática presença, assim como uma representante da Junta de
Freguesia de Agualva-Mira-Sintra.
No
final da noite, já na BE/CRE, cujo espaço se revelou pequeno para tantos
participantes, saboreámos uma pequena “ceia” de iguarias gastronómicas
partilhadas por todos e ainda apagámos as velas do sétimo aniversário deste
evento.
O
trabalho, empenho e dedicação das AAE da BE/CRE, DONA VIRGÍNIA E DONA ÂNGELA,
foram exemplares e permitiram o grande sucesso desta atividade.
Foi
colocada uma entrevista online, no Blog da BECRE que teve grande participação e
nos proporcionou um feedback muito positivo.
A
Professora Bibliotecária: Maria Graciete Monteiro
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