quarta-feira, abril 27, 2016

Exposição: No início era a semente

A Biblioteca Escolar acolhe a exposição itinerante “No início era a semente” do Centro de Ciência Viva de Sintra até dia 4 de maio. Esta exposição contempla a formação e desenvolvimento das sementes desde a formação da semente até à idade adulta.


quarta-feira, abril 13, 2016

Newton gostava de ler: A Salvação de Wang-Fô

No dia 12 de abril, pelas 15h15m, na BE/CRE da Escola EB 2,3 António Sérgio, decorreu o Módulo II, da Quarta Sessão do Projeto “Newton gostava de ler”, intitulado Drifrat`arte. 

Foi ouvida a narração livre e resumida do conto "A Salvação de Wang-Fô" por Marta Condesso, do Centro de Ciência Viva de Aveiro.



Foram realizadas várias atividades com óculos de difração para verificação de fenómenos óticos
  • Atividade 1: Observar com os óculos imagens diversas.
  • Atividade 2: Dispor vários objetos com cores diferentes sobre cartolina preta e observar com os óculos. 
  • Atividade 3: Pintar um desenho com várias cores tendo em atenção que, com os óculos postos, os objetos vão adquirir profundidades diferentes consoante a cor escolhida. Deve-se pintar o fundo e as zonas de separação entre cores a preto ou azul-escuro. Observar com os óculos.






Participou a turma 7ºD com a diretora de turma e professora de português, Hélia Reis, e dos professores: João Calaim e Fernanda Lobo de Ciências Naturais, Isabel Mogo de Física e Química, Carlos Valente e Orlete Cancela de EV/ET, Zélia Amado de Inglês, Dona Virgínia Nunes, a professora bibliotecária Emília Fernandes e dinamizada pelos professores Graciete Monteiro e João Lopes. Estiveram presentes as monitoras do Centro de Ciência Viva de Sintra, Idalina Lourenço (Coordenação Educativa) e Sandra Soares (Gestora de Ciência e Tecnologia). Estiveram ainda presentes cinco tutoras da BECRE, de quinto ano.

A atividade decorreu com grande entusiasmo e empenho de todos.

quarta-feira, abril 06, 2016

Noticías da Semana da Leitura

Decorreu entre os dias sete e onze de março a Semana da Leitura. Durante estes dias fizeram-se várias atividades que deram resposta ao tema deste ano “Elos de Leitura”. Para tal contribuiu a partilha em sala de aula, que envolveu turmas de diferentes anos e ciclos, dramatizações, exposições, feira do livro usado


Integrado no Encontro Internacional de Contos da Lusofonia em Agualva Mira-Sintra, no dia dez de março, as escolas do agrupamento contaram com a presença de Cláudia Semedo, contadora de histórias.

O último dia foi dedicado, especialmente, ao Sarau e, como é habitual, o auditório foi encontro de leituras. Mais uma vez, a partilha aconteceu  com o envolvimento de vários elementos da comunidade escolar, principalmente pais e encarregados de educação. 
A presença do contador de histórias, Ângelo Torres, e o lançamento do livro “Os pequenos Grandes Escritores” foram, também, momentos altos que coroaram uma semana de intenso trabalho. 

Colaboraram na organização do evento, vários alunos tutores da BE/CRE, apresentando o Sarau, dramatizando excertos do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente e declamando poemas

Da análise do número de elementos envolvidos ressalta a dinâmica de toda a comunidade e a importância da BE/CRE que continua, assim, a dar um forte contributo para a criação dos elos afetivos, culturais e intelectuais necessários para a formação integral dos alunos.