terça-feira, maio 20, 2014

9ª MARATONA DA POESIA



            A 9ª Maratona da Poesia foi, mais uma vez, um dos principais acontecimentos deste ano letivo.
           No terceiro período, preparámos a Festa da Poesia. Este evento, da responsabilidade das BE/CRE do Agrupamento, consegue agregar esforços de toda a comunidade escolar, tendo como protagonistas, os nossos alunos. Todas as escolas, ciclos e anos do Agrupamento de Escolas António Sérgio participam nesta atividade, com a estreita colaboração dos professores de português e dos professores titulares de turma. Trata-se de um concurso, em três fases, que permite aos alunos aprofundar conhecimentos sobre o texto poético, motivá-los para a leitura de diferentes poetas, nacionais e internacionais, exercitar a imaginação, escrever poesia e desenvolver a comunicação/ expressão oral e escrita.
Os alunos foram selecionados pelos professores, em sala de aula (1ª fase) e, nos dias 2 e 3 junho, apresentaram-se, no Auditório José Mateus, perante um júri de quatro professores e dois alunos (2ª fase), de acordo com os critérios do concurso.
             O entusiasmo e o empenho dos alunos, bem como a sensibilidade poética e as prestações de grande qualidade de muitas das intervenções apresentadas, dificultaram a atribuição dos Prémios, nas diferentes modalidades. Participaram 285 alunos e foram premiadas cinquenta e seis apresentações.
           Todos os alunos premiados participaram na Festa Final de Poesia (3ª fase), integrada no Dia da Comunidade, a 13 de junho. Nesse mesmo dia, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios, a todos os alunos e grupos selecionados, com o apoio das Editoras Porto e Areal, da Associação de País e do Centro de Estudos “Pautas & Sílabas”. A motivação dos alunos para este evento é contagiante e a sua participação e qualidade são um orgulho para todos nós.
           O êxito desta atividade foi possível, não só pela grande envolvência de alunos e professores, como pelo grande apoio da direção, dos tutores da BE/CRE, da equipa de colaboradores e do bom trabalho de organização e de colaboração das Professoras Bibliotecárias Graciete Monteiro, Conceição Moscoso, Emília Fernandes, do Professor João Lopes e da Dona Virgínia Nunes e Dona Ângela Costa, Assistentes Operacionais da BE/CRE.