quarta-feira, abril 23, 2014

NOTÍCIAS DA BE/CRE

(2º Período)

Terminámos mais um período letivo e aproveitamos as páginas deste jornal para fazer mais um balanço das nossas atividades e do nosso quotidiano escolar.
No nosso dia-a-dia, continuámos a dar prioridade às atividades de apoio ao estudo, à pesquisa, à leitura e às necessidades do quotidiano dos alunos na escola, dos professores e de outros utilizadores..
Muitos foram os alunos que ainda se inscreveram para Tutores. Foi feita mais uma seleção e formação de tutores, do quinto ao nono ano, o que totaliza trinta e oito tutores, que se distribuem por diversas tarefas, conforme as suas carateristicas, o turno e as necessidades (manutenção de estantes, apoio a alunos com mais dificuldades, o cumprimento das regras de utilização, o apoio a trabalhos de pesquisa e outros). Muitos, do 3º ciclo, apoiam a programação de atividades e a animação de leituras e de projetos. Foi criado o Clube de Leitura, com a seleção de obras, textos, temáticas, para apresentação e debate de ideias, uma quarta-feira por mês. Neste segundo período, organizaram-se grupos de trabalho por anos de escolaridade para trabalhar obras referenciadas na Educação Literária, no âmbito das Metas de Aprendizagem de Português. Os grupos partilharam, entre si, os seus trabalhos e dinamizaram-se momentos de discussão e debate sobre os assuntos tratados. Na plataforma Moodle, Ir mais longe, foi criado o espaço para uma “comunidade de partilha e aprendizagem” dos Tutores da BE/CRE.  Alguns tutores apresentaram leituras no 7º Sarau de Leitura e seis tutores foram selecionados para apresentaram o sarau.



No dia 30 de Janeiro, a escola comemorou o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, data que relembra o assassinato de Gandhi, um lutador pela libertação da Índia, por meios não violentos e pacíficos dando uma grande lição ao mundo. Juntou-se a esta causa o projeto “Pensar, Agir, Festejar” de Aristides de Sousa Mendes. De uma forma simples mas simbólica, a comunidade escolar foi alertada para a necessidade de construir todos os dias paz na escola. Os professores do departamento de Ciências Sociais e Humanas, bem como os professores de Português realizaram trabalhos variados, no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a defesa dos direitos humanos e a construção da cidadania. A leitura da obra “Aristides o semeador de estrelas” serviu de sensibilização e motivação para uma série de ações. Foram realizados trabalhos em cartolina e em texto sobre os prémios nobel da paz e em especial sobre a vida e importância de Aristides de Sousa Mendes. Realizou-se uma exposição sobre o tema na BE/ CRE que incluiu pombas “com mensagens de paz elaboradas pelos alunos, algumas das quais também foram expostas nas salas de aula. As visitas à exposição permitiram reflexões e pequenos depoimentos sobre essa temática.


Receção de escritores

Na semana da leitura, dia 25 de março, a escritora Fernanda Botelho visitou as EB 1 da Quinta da Fidalga e da Nossa Senhora da Anunciação, onde foi muito bem recebida pelos terceiros e quartos anos, bem como pelos professores da respetivas turmas. Foi uma manhã cheia de dinamismo e aprendizagens à volta das plantas.







No dia 26 de março, foi a vez de Rui Pécurto apresentar a sua primeira obra às turmas dos 5ºs A, E, G e H, 6ºC e alunos do Ensino Especial, na nossa escola. Os alunos preparam trabalhos escritos e cartazes para a exposição na BE/CRE e outros para uma apresentação oral com o escritor. Foi uma manhã à volta de personagens marinhas, da solidariedade e da amizade e respeito pela diferença.






Relativamente à utilização da BE/CRE pelos nossos utilizadores, o 5ºano é o ano que mais a utiliza, nas diferentes valências e ao longo de todo o período. Verificou-se uma subida gradual da sua utilização pelas turmas do 7ºano que já ultrapassam as de 6º ano. O 9ºano regista a menor utilização.
A BE/CRE foi utilizada 4111 vezes, no segundo período, sendo a pesquisa, a leitura, a utilização do computador, o trabalho de grupo, o apoio ao estudo e o estudo, os tipos de maior utilização.

Gráfico 1

Gráfico 2

Gráfico 3

Gráficos 1,2 e 3 – Utilização da BECRE, no 2º período, por anos de escolaridade, por meses e por tipo de utilização.


Cerca de vinte e cinco turmas utilizaram o CRE, nas diferentes atividades/projectos. Neste período, fizeram-se substituições a catorze turmas e apoiaram-se cento e dois alunos, em situação de saida de sala de aula/ gestão de conflitos.
Está ainda a decorrer um projeto/programa de apoio a alunos de Língua Portuguesa Não Materna ou a outros com muitas dificuldades, coordenado pela Professora Bibliotecária e com a colaboração de alguns Tutores da BE/CRE,  do sétimo, oitavo e nono anos. Quatro alunos  do 5ºC, oito alunos do 5ºM, um do 5ºJ, um do 6º I, um do 7ºI, um do 8ºB são apoiados semanalmente e com um horário fixo semanal, no mínimo de noventa minutos. A adesão e sucesso da atividade orgulham a equipa.
Na Semana da Ciência, o CRE abriu as suas portas para apoiar o Peddy Paper da Matemática com uma grande afluência de alunos/turmas.


Aumentar a leitura, no CRE, nas salas de aula e no domicilio continuam a ser as metas principais. A requisição domiciliária continua a ser um dos pontos fortes no domínio da Leitura.

Saíram 1425 livros para o domicílio, durante este período. O 5º ano foi o que mais requisitou (668 requisições), seguido do 6º ano(297), do 7º ano (254), 8º ano (183) e por fim, o 9º ano (33).


Gráfico 4 – Requisição domiciliária por anos de escolaridade, no 2º período.

Os Baús das obras relativas à Educação Literária e ao PNL, continuam a sair com grande ritmo para as salas de aula.
No 5º ano, os de Educação Literária saíram 115 vezes, sendo as mais requisitadas: A fada Oriana, O Rapaz de Bronze, A viúva e o papagaio e A vida mágica da sementinha. Os Baús do PNL de 5º ano saíram 78 vezes para as salas de aula. Os mais utilizados foram: Trisavó de Pistola a cinta,  Contos do tapete voador e  Salada de flores /Hortas Aromáticas/Sementes à solta.

No 6º ano, os baús de Educação Literária saíram 92 vezes, sendo as mais utilizadas, as obras: Ulisses, Chocolate à chuva, Pedro Alecrim, Robinson Crusoé. Os Baús do PNL de 6º ano saíram 40 vezes para as salas de aula. Os mais requisitados foram: A cerejeira da lua e outras histórias chinesas.Ulisses, Os Heróis do 6ºF, Beatriz e o plátano e os 101 poetas.

No 7º ano, saíram 120 vezes os baús de Educação Literária, com relevo para: O cavaleiro da Dinamarca, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Leandro, Rei da Helíria e Aldeia Nova. Os Baús do PNL de 7º ano saíram 16 vezes, sendo os mais utilizados: Ninguém perguntou por mim e Quero ser actor.

No 8º ano, os baús de Educação Literária saíram 76 vezes, com relevo para: O Mundo em que vivi, História da Terra e do Mar e Historia Breve da Lua.



SEMANA DA LEITURA

O Agrupamento de Escolas António Sérgio, de acordo com o seu Plano Anual de Atividades e do PAA das BE/CRE, celebrou a Semana da Leitura, de 24 a 28 de março. Os temas aglutinadores foram a comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa e o ”O MAR” que foram objeto de pesquisa e de trabalhos multidisciplinares, envolvendo os currículos de diferentes áreas disciplinares em todas as escolas do agrupamento, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo. Muitas foram as atividades realizadas, tendo como principal lema “Ler por prazer e para aprender”. Todas as turmas partilharam leituras e atividades a elas associadas, organizaram-se exposições, feiras de livro e receção de escritores.








Mais uma vez, o momento mais esperado e mais participado desta Semana da Leitura foi o 7º Sarau de Leitura, no dia 28 de Março, das 17h30m às 23h00m, na Escola EB 2,3 António Sérgio e durante a tarde, nas restantes escolas de 1º ciclo do agrupamento. Como já vai sendo tradição, há um grande envolvimento e participação de toda a comunidade educativa. Foi enviado o convite aos pais, Enc. De Educação, familiares e antigos alunos. É com orgulho que motivamos e envolvemos, novos pais, familiares e amigos, todos os anos. Neste ano, particularmente, tivemos uma grande adesão de encarregados de educação/familiares dos alunos de quinto ano. VIVEMOS, mais uma vez, a nossa FESTA DA LEITURA.



Na Escola EB 2,3 António Sérgio, cerca de cento e cinquenta alunos e cem convidados (pais, familiares, amigos, antigos Tutores) partilharam leituras das mais variadas tipologias e das formas mais diversificadas: com alegria, tristeza, sérias, divertidas, informais, informativas, poéticas, narradas, dramatizadas, cantadas….

Os Tutores da BE/CRE escreveram e partilharam leituras e apresentaram o espetáculo.
Foram muitos os profissionais docentes que colaboraram, nas diferentes etapas da seleção e apresentação das leituras, contribuindo para a grande qualidade deste Sarau, que mais uma vez uniu a comunidade educativa, estreitou laços de amizade e favoreceu o convívio de alunos, pais, amigos, funcionários e convidados. Os professores de Português foram os grandes “motores” deste evento mas “ele” teve também a grande colaboração da Equipa da BE/CRE (Dona Virgínia Nunes, Dona Ângela, os professores João Lopes, Maria Manuel e restantes colaboradores e Tutores da BE/CRE). Contou ainda, como é hábito, com a colaboração preciosa das professoras de E. Musical., A coordenadora concelhia da RBE/Sintra, a Dra. Isabel Mendinhos, presenteou-nos também com a sua simpática presença, assim como uma representante da Junta de Freguesia de Agualva-Mira-Sintra.
No final da noite, já na BE/CRE, cujo espaço se revelou pequeno para tantos participantes, saboreámos uma pequena “ceia” de iguarias gastronómicas partilhadas por todos e ainda apagámos as velas do sétimo aniversário deste evento.
O trabalho, empenho e dedicação das AAE da BE/CRE, DONA VIRGÍNIA E DONA ÂNGELA, foram exemplares e permitiram o grande sucesso desta atividade.
Foi colocada uma entrevista online, no Blog da BECRE que teve grande participação e nos proporcionou um feedback muito positivo.

A Professora Bibliotecária: Maria Graciete Monteiro